A diferença entre católicos romanos e protestantes, pelo menos nos Estados Unidos, é bastante notável. No catolicismo romano, não se pode ser padre se não for solteiro, mas no protestantismo (pelo menos na maioria dos círculos nos Estados Unidos), é difícil tornar-se pastor de pregação, ou o que muitas vezes …
Continue LendoComo a regeneração necessariamente precede a conversão
Antes de explicar o porquê de ser assim, os termos “regeneração” e “conversão” precisam ser brevemente explanados. Regeneração significa que alguém nasceu de novo ou nasceu do alto (João 3.3, 5, 7, 8). O novo nascimento é a obra de Deus, de tal modo que todo aquele que é nascido …
Continue LendoA conversão e o Novo Testamento
Conversão pode ser definida como voltar-se do pecado e voltar-se para Deus. Talvez o versículo clássico que captura essa definição é 1 Tessalonicenses 1.9: “pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, …
Continue LendoA conversão e o Antigo Testamento
Praticamente todos hoje em dia enfatizam, e o fazem corretamente, que o que temos na Bíblia é uma história. Com frequência, ela é descrita como a história da criação, queda, redenção e consumação. É o movimento da criação para a nova criação. Onde a conversão se encaixa nessa história? Ela …
Continue Lendo7 temores mortais: temor da perda
Em 17 de agosto de 2012, minha esposa sofreu um acidente de bicicleta quase fatal. Nos primeiros dias, não sabíamos se ela sobreviveri, e, nas semanas subsequentes, não sabíamos quais seriam suas futuras capacidades mentais. Felizmente, o Senhor a restaurou quase completamente ao que ela era antes do acidente. Esse …
Continue LendoA missão de Jesus aos perdidos
Ao ler Lucas 15, é fácil esquecer o contexto, especialmente ao ler a parábola do filho pródigo. O capítulo começa com os fariseus e os escribas criticando Jesus por comer com publicanos e pecadores (versículos 1-2). A comunhão à mesa de Jesus com os pecadores significa o evangelho da graça. …
Continue LendoUma introdução à pregação e à teologia bíblica (parte 4)
Direção – Como Fazer Teologia Bíblica ao Pregar (cont.) Olhe para o Todo – Pregação Canônica Como pregadores, nós não devemos nos limitar apenas à teologia antecedente. Nós também devemos considerar o todo da Escritura, o testemunho canônico que agora possuímos no ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Se …
Continue LendoUma introdução à pregação e à teologia bíblica (parte 3)
Direção – Como Fazer Teologia Bíblica ao Pregar Ao pregar as Escrituras, é vital compreender onde o livro que estamos estudando se situa na linha do tempo da história redentiva. Correndo o risco de simplificar demais, fazer boa teologia bíblica ao pregar consiste em dois passos básicos: olhar para trás …
Continue LendoUma introdução à pregação e à teologia bíblica (parte 2)
Descoberta – O que é Teologia Bíblica A solução para os problemas com a pregação rasa descritos na Parte 1 é, na verdade, bastante simples: os pastores precisam a prender a usar a teologia bíblica em suas pregações. Contudo, tal aprendizado exige que comecemos com a pergunta: o que é …
Continue LendoUma introdução à pregação e à teologia bíblica (parte 1)
Diagnóstico – O Problema com Grande Parte da Pregação de Hoje Na associação de igrejas à qual eu pertenço – a Southern Baptist Convention [Convenção Batista do Sul] -, a batalha pela inerrância da Escritura pode ter sido ganha. Entretanto, nem nós nem outras denominações ou igrejas evangélicas que ganharam …
Continue Lendo