quinta-feira, 25 de abril

Como estudar teologicamente as Escrituras?

Transcrição do vídeo:

Fazer teologia é um processo que envolve estudo e espiritualidade pessoal, e essas duas coisas não devem ficar separadas, pois elas são dois lados de uma única obra, feita na presença do Deus vivo.

Ela começa quando você se torna discípulo de Jesus, e você vai aprendendo dEle, imitando a Ele, dependendo dEle, como profeta, sacerdote e como Rei, enviado por Deus para nos salvar dos nossos pecados.

Então, nós nos apoiamos em oração ao Espírito Santo pedindo por iluminação, e nós lemos a Bíblia, meditamos em suas palavras com autoridade divina, com uma fé submissa.

Assim Deus trabalha, através de cristãos que verdadeiramente desejam aprender, se agarrar e entender a verdade, através de livros particulares da Bíblia, como os Salmos e Romanos.

E uma vez que buscamos entender melhor a Palavra, quanto mais buscarmos obedecê-la com fidelidade (e nós sofremos tentações e perseguições ao longo do processo), é o que Deus irá usar para nos fazer amadurecer.

Nós entendemos que não fazemos isso sozinhos, mas sim como membros de uma igreja bíblica, em comunhão com outros irmãos e irmãs em Cristo.

Não como “Teólogos de uma torre de Marfim”, mas ouvindo respeitosamente as confissões de fé e os catecismos, lendo os grandes livros do passado, e então pegar a Bíblia, as confissões de fé, os catecismos, os grandes livros e aquilo que Deus está nos ensinando espiritualmente pela Palavra, fundir tudo isto com a Ética Bíblica e as questões contemporâneas, trazer isso para o Século XXI, para desenvolvermos uma teologia cristã ampla e equilibrada.

Então, o teólogo vai amadurecendo, e estudando doutrinas específicas da fé, para se aprofundar em seu entendimento, em sua fé, em seu amor, e ele foca em um tema da Bíblia, e anota cuidadosamente as passagens que falam sobre aquele tema.

Você usa ferramentas linguísticas, analisa declarações específicas da Bíblia, compara com outras passagens da Escritura, busca interpretá-las corretamente, e em oração, sempre fazendo perguntas, como: Qual é o significado dessa passagem? Qual é a intenção? Qual é a lógica? Qual é a aplicação dessa doutrina ou dessa passagem na qual estamos procurando nos agarrar?

E a medida em que nossa compreensão da teologia e exegética bíblica cresce, nós aprendemos que precisamos que todo tipo de Teologia deve entrar em ação de forma Sistemática.

Precisamos de redenção histórica progressiva, precisamos de Teologia Ética, precisamos de Teologia Histórica, precisamos usar comentários, dicionários, Teologias Bíblicas, Teologias Sistemáticas, tudo isso para continuar sendo servos da igreja, trabalhando para comunicar a mensagem da Palavra de Deus com exatidão, clareza e poder para a conversão dos pecadores, o amadurecimento dos santos e a glorificação da igreja.

Disponível na loja da Editora Fiel


Autor: Joel Beeke

Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA) e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation. Beeke é Ph.D. em teologia pelo Westminster Theological Seminary. Publicou 50 livros, dentre eles, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo” (Fiel).

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Os anos de solteiro são um presente de Deus

Sobre estar solteiro, é necessário pensar sobre isso da maneira que Deus pensa, não importa o que mais alguém pense.