sábado, 27 de abril

Os anos de solteiro são um presente de Deus

Transcrição do vídeo

Talvez o capítulo mais importante da Bíblia sobre estar solteiro seja 1 Coríntios 7. Paulo diz no verso 25: “Quanto aos solteiros, não tenho mandamento do Senhor. Dou, porém, o meu parecer, como alguém que, pela misericórdia do Senhor, tem sido fiel”. Em 1 Coríntios 7, Paulo faz um esforço maior para mostrar que casar não é pecado. Ou seja, homens e mulheres que amam a Jesus podem ter Jesus como seu tesouro ao se casarem com outras pessoas que amam a Jesus.

A questão não é se é certo ou errado, solteiro ou casado, mas trata-se de “bom” e “melhor”. Qual seu argumento? Veja o verso 38. “De modo que, quem se casa com sua noiva faz bem; mas quem não se casa faz melhor”. O que se destacou para mim ao estudar e escrever o livro, é o que está no verso 25, que traz: “Não tenho mandamento do Senhor. Dou, porém, o meu parecer, como alguém que, pela misericórdia do Senhor, tem sido fiel”. Ou seja, leal.

Eu senti Paulo se inclinando e dizendo-me: Você confia em mim? Já que Paulo diz que não é ordem do Senhor, mas seu parecer, somos tentados a tratar como opcional. E, porque a maioria de nós quer se casar, não aceitaremos. “Bom para você, Paulo, fico feliz que você consiga ficar solteiro, mas eu casarei. Eu quero casar”. Mas não creio que Paulo diz para aceitar se quiser. Creio que ele diz: Você pode confiar em mim. Eu sei o que é bom para você, sei o que é melhor para você, confie em mim.

Eu lhe pergunto, conforme você lê estes versículos, você confia nele? Você confia nele sobre estar solteiro? Confia nele sobre seu estado de solteiro? Confia nele sobre o casamento, sobre a moralidade sexual, sobre o dinheiro, sobre desonestidade, sobre divisões na igreja? O ponto principal sob essa pergunta é: que papel esse livro desempenha em sua vida? É uma biblioteca de boas ideias que podem ou não se aplicar a você? Ou esta é a fundação da sua vida, da sua esperança e da sua felicidade?

Eu desejo que você queira pensar sobre estar solteiro da maneira que Deus pensa sobre isso, não importa o que mais alguém pense. Quero que você deseje sentir o estado de solteiro da maneira que Deus se sente quanto a isso, não importa o que mais alguém sinta sobre ser solteiro.

Não se conforme com pensar, sentir e fazer como todo mundo. Não, incline-se para essas palavras de Deus. O apóstolo Paulo não escreveu um artigo de opinião para o jornal local. Essas são palavras inspiradas por Deus e úteis para você, para seu estado de solteiro ou casado, para seu ministério, para que você seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Estar solteiro pode ser melhor que estar casado? O próprio Deus diz que sim, então confie nele. Desfrute e aproveite todos os anos que Deus te dá como solteiro.

Vídeo do livro Ainda não casei, de Marshall Segal, publicado pela Editora Fiel.


Autor: Marshall Segal

Marshall Segal é assistente executivo de John Piper, graduado no Bethlehem College & Seminary em Minneapolis.

Parceiro: Desiring God

Desiring God
Ministério de ensino de John Piper que, há mais de 30 anos, supre ao corpo de Cristo com livros, sermões, artigos.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A origem do movimento pró-autoestima

Não temos o poder que dizemos ter. No fim do dia, essa cosmovisão torna-se cansativa, pois ela nos torna escravos de nós mesmos, em vez de nos libertar.