terça-feira, 18 de janeiro
Home / Vídeos / Perigos para o cristão desigrejado

Perigos para o cristão desigrejado

Transcrição do vídeo

É como perguntar por que alguém que se separou de sua família agora está em perigo; ou por que a ovelha que se separou do rebanho corre perigo; ou por que uma parte do corpo corre perigo ao ser desconectada dele? Ou seja, ser parte da igreja é o que somos; não é apenas algo prático como: “Ei, cristão, junte-se a uma igreja pois será bom para seu crescimento espiritual”.

Embora seja verdade, antes disso, a igreja é algo ontológico; alguns filósofos diriam que é algo identitário, que é o que somos. Não diga que pertence à família se você não está na mesa de jantar com ela. Logo, o perigo do cristão separado da igreja é duplo: primeiro, não fazer parte de uma igreja pode fazer com que nosso discipulado esteja deformado. Esse é o primeiro perigo. O crescimento cristão ocorre na igreja. Nosso discipulado a Cristo deve ser moldado pela igreja.

Considere algum membro conectado ao corpo. Todo o significado de ser um braço existe em conexão com o corpo, e isso vale para o cristão e a igreja. Se, como cristão, você tenta crescer longe da igreja, ficará deformado. O segundo perigo é ainda mais grave, e até mais assustador. Trata-se do perigo da autodecepção. É possível achar que é parte do corpo de Cristo quando, na verdade, não é.

É possível achar que conhece Jesus, que o segue… Mas o apóstolo João diz que não vale dizer que ama Jesus, mas odeia seu irmão; não vale dizer que ama Jesus mas nada tem a ver com os santos, nem quer estar perto deles, deixando que incomodem você, mesmo que você compartilhe a vida com eles. Então, primeiro, o discipulado pode ser deformado, e podemos nos enganar. O cristão carece do corpo de Cristo.

Vídeo do livro Igreja É Essencial, de Collin Hansen e Jonathan Leeman, publicado pela Editora Fiel.


Autor: Jonathan Leeman

Jonathan Leeman é graduado em Jornalismo, possui mestrado em Divindade pelo Southern Baptist Seminary (EUA) e Ph.D. em Eclesiologia. É diretor de comunicação do Ministério 9Marks.

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Não separe Jesus da igreja

Deus ordenou a organização de igrejas para que não só venhamos a crescer em nossa fé pessoal, mas também para nos fornecer uma maneira de servir aos outros e, afinal, adorá-lo.