sábado, 27 de abril

Por que fazer parte de uma igreja imperfeita

Transcrição do vídeo

Há três razões para fazer parte de uma igreja. Primeiro: é bíblico e fomos chamados à obediência. Em Mateus 18, Jesus diz para retirar da igreja aqueles que, tendo seus pecados confrontados, deles não se arrependem. Paulo diz o mesmo em 1 Coríntios 5, quando fala de deixar que alguém seja removido do meio deles. Como ser removido se primeiro a pessoa não entrar?

Considere Atos 2, que fala sobre pessoas se arrependendo e crendo, e diz-se que cerca de 3 mil foram batizados e acrescentados a eles. Eles quem? A igreja em Jerusalém. Considere as ocorrências da palavra “igreja” no Novo Testamento. Ao mencionar a igreja na Galácia, ou em Filipos, ou em diferentes locais, quem são essas pessoas? Quem é a igreja? São os membros da igreja em Filipos, ou na Galácia, e assim sucessivamente. Por toda a Bíblia, podemos observar cristãos fazendo parte de igrejas.

É assim que o cristianismo funciona. Primeiro, fazemos isso porque é bíblico. Segundo, é o que somos. Somos membros do corpo de Cristo, membros de uma família, ovelhas de um rebanho, tijolos de um templo, sacerdotes em um templo, etc. Somos a igreja, e tornamos isso real e evidente conforme nos reunimos em uma igreja local. Eu sempre digo: Não me diga que é membro da família se você não está presente no convívio familiar. Fazer parte de uma igreja prova e demonstra o que você é: um membro do corpo de Cristo. Portanto, primeiro, porque é bíblico; segundo, porque é o que somos; terceiro, porque é assim que crescemos como crentes.

Eu preciso de pastores, preciso de outras ovelhas, preciso das outras partes do corpo, preciso de toda a família de Deus, irmãos e irmãs, pais e mães; preciso deles para crescer como cristão. Eu não sou infinito como o Senhor Jesus é. Eu não posso evidenciar toda a sua glória e o seu esplendor. Preciso de outras partes do corpo, de outros componentes, para evidenciar Jesus na plenitude de suas maravilhas. Precisamos do corpo de Cristo para crescer, para saber o que é maturidade. Preciso de homens mais velhos para me ensinar a amar minha esposa e meus filhos, a combater o pecado, a me arrepender da avareza, quando me apego demais ao dinheiro e compartilhá-lo não parece algo muito atraente.

Mas observe os outros senhores e suas famílias, veja como são generosos, e isso move o coração. Essa visão da piedade, irmãos e irmãs ao meu redor, demonstram o que significa seguir a Cristo. Veja o que Paulo disse: Sigam-me, assim como sigo a Cristo. Amigo, você quer seguir Cristo? Você já sabe fazer isso por si só? Sabe exatamente o que significa? Impressionante! A única pessoa que eu sabia que podia fazer isso é Jesus. Todos nós precisamos do corpo de Cristo para saber o que significa seguir a Cristo. Portanto, estas são as razões que posso fornecer para você fazer parte de uma igreja. Obediência, identidade e crescimento.

Vídeo do livro Igreja É Essencial, de Collin Hansen e Jonathan Leeman, publicado pela Editora Fiel.


Autor: Jonathan Leeman

Jonathan Leeman é graduado em Jornalismo, possui mestrado em Divindade pelo Southern Baptist Seminary (EUA) e Ph.D. em Eclesiologia. É diretor de comunicação do Ministério 9Marks.

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Os anos de solteiro são um presente de Deus

Sobre estar solteiro, é necessário pensar sobre isso da maneira que Deus pensa, não importa o que mais alguém pense.