• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

A doutrina da perseverança dos santos ajuda os pobres

Mez McConnell 07 de Março de 2017 - Igreja e Ministério

Os Cânones de Dort chamam a doutrina da preservação/perseverança dos santos, (às vezes chamada de preservação dos eleitos), de um “tesouro inestimável”. Veja aqui uma posição mais detalhada e uma descrição de erros a serem evitados nessa discussão.

Pode-se definir a perseverança como a contínua operação do Espírito Santo no crente, pela qual a obra da graça divina, iniciada no coração, tem prosseguimento e se completa. É porque Deus nunca abandona a Sua obra que os crentes perseveram até o fim. (Louis Berkhof, Systematic Theology [Teologia Sistemática – Cultura Cristã])

Em resumo, esses textos nos ensinam que aqueles a quem o Pai ama, por quem Jesus morreu e a quem o Espírito regenera, serão guardados pelo Senhor para sempre. Agora, por que nos preocupamos com a doutrina da perseverança dos santos no plantio e pastoreio de igrejas em conjuntos habitacionais/subúrbios? Permita-me oferecer uma série de razões:

1. Essa doutrina nos lembra que Deus nos ama e nos guardará. Isso é muito importante em um ministério estressante onde muitas vezes nos tornamos espiritualmente “secos” e podemos sentir como se Deus tivesse nos abandonado. Em João 6.35-40 lemos:

35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. 36 Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes. 37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. 40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

2. Essa doutrina nos lembra de não acreditarmos nas mentiras do diabo enquanto ele constantemente tenta nos acusar e atacar. A doutrina da perseverança nos lembra de não desistirmos da esperança. João 10.28, referindo-se às ovelhas de Cristo, nos lembra:

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

3. Nós precisamos trazer à memória Romanos 8.35-39, lembrando que nada no mundo pode nos separar do amor de Deus em Jesus Cristo.

4. Essa doutrina nos lembra que mesmo lutando contra o pecado em nossas vidas, Jesus o derrotou e um dia fará cessar a nossa guerra.

5. Essa doutrina nos lembra que somos guardados pelo poder de Deus e que isso não tem relação com quão “para cima ou para baixo” nos sentimos nesse dia/semana específico.

6. Essa doutrina nos lembra que a morte perdeu o seu aguilhão e que Deus nos preserva tanto na vida como na morte.

7. Essa doutrina nos dá um motivo real para lutar em meio ao sofrimento e angústia dos nossos ministérios, porque sabemos que, finalmente, Deus tem um propósito e nos conduzirá através de todas as nossas provações.

A doutrina da perseverança dos santos realmente pode estimular a nossa adoração, ela nos conduz ao louvor, alegra-nos e prepara-nos para a morte que um dia virá. Nós temos a responsabilidade de ensiná-la de forma corajosa e simples como um conforto para aqueles que pertencem a Cristo. O que pode ser melhor do que saber que Cristo não somente morreu para resgatar pecadores, mas que em sua soberana misericórdia e graça podemos ter a certeza de que ele guardará até o fim aqueles que ele chamou?

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (1 Tessalonicenses 5.23-24)

 

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: Why The Doctrine Of Perseverance Is Essential For Ministry Among The Poor

Hits: 2442


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Mez McConnell
Autor Mez McConnell

É pastor sênior da Niddrie Community Church, Edimburgo, Escócia. É fundador do 20schemes, um ministério voltado para...



20schemes
Parceiro 20schemes

20schcmes existe para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia. Nosso desejo de longo prazo...