domingo, 1 de dezembro
Home / Artigos / O Começo da Fiel: Carta Sobre o Chamado Missionário
Old man with dirty hands writing a letter using a nib pen and ink or pigment from a pot in a low angle view across a wooden table.

O Começo da Fiel: Carta Sobre o Chamado Missionário

Uma carta de pai para filho sobre o verdadeiro chamado missionário.

Amigos, compartilho aqui com vocês uma carta tocante, escrita por James Richard Denham em 1947, da China, aonde servia como missionário, para seu filho, James Richard Denham III, o Pr. Ricardo, fundador do Ministério Fiel, que na época da carta tinha 20 anos de idade e fazia faculdade em Westmont, na California, EUA, com vistas a se tornar missionário. Alguns anos depois, Pr. Ricardo se juntou ao seu pai no Brasil, em 1952, com o propósito de pregar o evangelho em nossas terras:

Querido Ricardo,

Quando resolvi escrever-lhe esta carta, eu o fiz na esperança que o Senhor mova o seu coração do mesmo modo que Ele moveu o meu, pelas palavras que propus escrever. Esses têm sido dias grandiosos, os que eu e sua mãe estamos vivendo na velha China. E muitas e muitas vezes desejamos que você estivesse aqui conosco. A grandeza das necessidades da China é tão imensa quanto a própria China. E sua principal necessidade é a de uma Pessoa. A Pessoa do Salvador que nós tão bem conhecemos e amamos, o Senhor Jesus.

As três coisas necessárias a um missionário útil são: doutrina sã, vida santificada e coração ardente. Se essas três coisas não se acham em você no campus de Westmont, também não se acharão em você no campo missionário. E, se um futuro missionário não as possui, é melhor que ele fique em casa até que as obtenha. Assim, ele causará menos dano. O missionário estrangeiro é um homem separado, tendo milhares de olhos a observá-lo e quase sempre lendo cada pensamento dele. Como ele precisa de que Deus mantenha o controle de cada área de sua vida!

Gosto muito de Westmont, mas estou certo de que nem Westmont, nem qualquer outra faculdade ou seminário pode preparar um missionário para o campo. Aprenda tudo que você puder, meu filho! Depois, eu pedirei a Deus que você esqueça grande parte do que aprendeu! Sua mãe e eu queremos que você pregue como o fizeram aqueles ‘homens iletrados e incultos’ (At 4.13) nos primeiros dias da igreja. Eliseu tomou para si o manto de Elias. Os poderosos puritanos vestiram o manto daqueles antigos ‘homens iletrados e
incultos’, desprezando as vestes sacerdotais do ‘clero estabelecido e respeitável’. Spurgeon gostava do corte do manto puritano; e D. L. Moody cruzou o oceano até à Inglaterra a fim de medir a si mesmo para usar traje semelhante. As becas e capelos do aprendizado que supostamente qualificam os homens a pregar o evangelho nestes dias são nada mais do que pobres substitutos daqueles simples mantos primitivos. O melhor pregador nativo que temos ouvido na China não saberia o que significa a palavra ‘homilética’. O pior [pregador] que temos ouvido é um homem de ‘beca e capelo’ graduado em um dos seminários da China. Ele pastoreia a maior igreja que já visitamos e está sufocando-a até à morte, com sua educação, gentileza e eficiência, empregando um tipo de oratória chinesa de alto nível. Meu filho, com todo o aprendizado que você está obtendo, aprenda bem este grande fato: Deus usa somente aqueles homens que pregam com simplicidade a sua Palavra e pregam-na sob a unção capacitadora do seu Espírito Santo.

Aonde quer que Deus o conduza, meu filho, e o que quer que ele coloque às suas mãos para realizar, oramos que você o faça com um coração fervoroso, uma mente equilibrada e métodos bíblicos. Com amor, de um pai que se deleita no fato de que tem um filho embaixador.

J.R.D


Autor: Tiago Santos

Tiago Santos é Diretor Executivo do Ministério Fiel, um dos pastores da Igreja Batista da Graça e co-fundador e diretor do programa de estudos avançados no Seminário Martin Bucer. É bacharel em direito pela Universidade do Vale do Paraíba e estudou teologia no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e na Universidade Luterana do Brasil. Casado com Elaine e pai de três filhos: Tiago, Gabriel e Rebeca.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

O futuro assegurado no fim dos tempos

Confessamos crer na ressurreição de Jesus Cristo e, agora, esperamos a ressurreição dos nossos que creram em Cristo e nossa própria ressurreição.