sábado, 24 de agosto
Home / Artigos / Como encorajar seu pastor

Como encorajar seu pastor

Com base nos e-mails, mensagens e telefonemas que eu recebo continuamente, acredite em mim, seu pastor precisa de encorajamento. Ele precisa saber que o que ele faz semana após semana tem valor para Deus assim como para todos aqueles em favor de quem ele trabalha. À luz dessas questões, aqui estão 5 sugestões para ter sucesso nisso:

1) Mostre apreço pelo seu trabalho duro

Talvez, as palavras mais dolorosas que um pastor e sua esposa podem ouvir não sejam: “Que sermão ruim”, “Essa foi uma decisão estúpida” ou “Eu não gosto do jeito que você faz isso”. Na verdade, são mais dolorosas palavras que insinuam esta mensagem: “Você é preguiçoso”. Por isso, as palavras mais encorajadoras que um pastor e sua esposa podem ouvir são as de agradecimento pelo trabalho duro em pregar fielmente e pastorear as almas.

2) Faça um elogio específico sobre um sermão

Eu não estou falando daquele tapinha nas costas e o comentário “bom sermão”. Ao invés disso, seja específico: “aquele destaque dentro do texto me ajudou muito” ou “aquela aplicação foi de encontro a minha dificuldade”. Não subestime como um único comentário específico e atencioso sobre o sermão do seu pastor pode ser impactante para ele… especialmente na segunda-feira.

3) Reconheça o sacrifício da família dele

Isso vai encorajar a esposa e os filhos dele, mas também será muito significativo para o pastor. Para o pastor, saber que você está pensando na família dele muitas vezes significa mais do que você estar pensando nele. Alguns dos encorajamentos mais significativos para mim foram gestos como um cartão para minha esposa e filhos agradecendo a eles por seu sacrifício a fim de permitir que eu faça o que faço. Meus filhos especialmente sempre se lembram dessas coisas.

4) Revele o quanto você cresceu espiritualmente sob o ministério dele

Isso é uma das coisas que um pastor trabalha para ouvir e espera que esteja acontecendo em toda a sua congregação. Pare de fazer suspense e diga para que ele saiba. O Senhor também pode usar essas palavras para ajudar um pastor a aprender o que ele precisa mudar ou ajustar na forma que ele prega ou cuida das pessoas.

5) Diga-lhe como você ora por ele especificamente

O seu pastor, de todas as pessoas, deve saber a importância da oração. A coisa mais importante que eu ouço não é “eu orei por você”, mas sim “eu orei para que seu sermão seja pregado com poder e recebido com interesse” ou “eu orei para que Deus proteja você e sua família do inimigo nessa semana importante”. Escreva hoje um texto ou e-mail para seu pastor e diga para ele como você orou por ele ou como você vai orar por ele nessa semana.

Se não for em nenhuma destas formas, encontre uma forma de encorajar seu pastor essa semana. Nunca subestime quão importante oportuno pode ser quando Deus guiar você para fazer isso.

 

Tradução: Fabio Luciano
Revisão: Yago Martins


Autor: Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

Parceiro: Practical Shepherding

Practical Shepherding
O ministério Practical Shepherding visa equipar pastores e líderes de igrejas nas questões práticas do ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

Tornando-se o que vemos

No fundo de todo verdadeiro cristão há um desejo de ser mais semelhante a Cristo.