quinta-feira, 18 de abril

Jefté, um homem de Deus

Pela graça, mediante a fé, Jefté superou os traumas de seu passado difícil e vergonhoso e tornou-se um homem de Deus (Heb.11:32). Através da sua experiência e história aprendemos que:1. O homem de Deus não depende da sua herança familiarJuízes 11:1 diz “Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente, porém suamãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade.”Algumas pessoas nascem em berço esplêndido! Já nascem herdando um bom nome, amor, atenção e bens materiais. Mas Jefté já nasceu no prejuízo! Herdando um legado ruim e vergonhoso! Além disso, foi expulso da sua própria casa! Foi rejeitado por seus irmãos (verso 2); e seu pai terreno não o defendeu! MAS DEUS, que é rico em graça e misericórdia, o acolheu! Deus o escolheu, chamou, capacitou e usou sua vida de forma maravilhosa!Com a imoralidade em alta, aumenta o número de vítimas do divórcio e de pais ou mães omissos e ausentes. Na graça de Deus, porém, há esperança e restauração até para o filho de uma prostituta!2. Aqueles que se aproximam do homem de Deus nem sempre são os melhoresJuízes 11:3: “Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.”O mesmo aconteceu com Davi, quando se refugiou na caverna de Adulão. A bíblia diz que: “juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. (ISamuel 22:2)Sempre que Deus levanta um líder e começa a trabalhar através dele, pessoas boas e ruins costumam se aproximar. Cabe a ele ensinar-lhes o caminho do Senhor.3. O homem de Deus não briga por cargo de liderança!Juízes 11:4-8: “Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. \"Venha\", disseram. \"Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas. \"Disse-lhes Jefté: \"Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades? \"\"Apesar disso, agora estamos apelando para você\", responderam os líderes de Gileade. \"Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.\"O homem de Deus não precisa brigar ou fazer politicagem para chegar à liderança. Na hora certa, o próprio Deus o estabelecerá!4. O homem de Deus é revelado no dia da adversidade!Na prosperidade, o povo de Gileade não tinha tempo para Jefté! (11:1-3).Mas quando chegaram os Amonitas, o problema, a guerra e o medo pediram a sua ajuda! Submeteram-se a sua liderança! (11:4-11).Leitor, seus parentes ou amigos o desprezam por causa de Cristo? Não se ofenda. Permaneça firme na fé! Ore por eles, deixe-os saber que o dia em que eles precisarem, você estará lá para ajudá-los no que for possível. Deus costuma abrir corações no dia da adversidade.5. O homem de Deus estuda a palavra de Deus!Publicamente, Jefté fala como Deus agiu com poder em favor do seu povo no passado! (Juízes 11:12-27). Assim, ele encoraja a si mesmo e ao povo de Deus. Ao fazer isso, ele revela que era um estudante das Escrituras. Se você quer ser usado por Deus, dedique-se ao estudo de Sua Palavra!6. O segredo da vitória está na presença de Deus!Juízes 11:29: “Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.Capacitado e fortalecido pela presença do Espírito de Deus, ele enfrentou o inimigo! Os versos 32 e 33 declaram que Deus os entregou nas suas mãos!Jefté era um guerreiro valente, mas o segredo da sua vitória estava na presença de Deus! Isto é um principio bíblico! O rei Davi confirma esta verdade, dizendo:“Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.” Salmos 33:16-177. O homem de Deus não é perfeito!Juízes 11:30-3: E Jefté fez este voto ao Senhor: \"Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor e eu o oferecerei em holocausto\".Jefté acertou várias vezes, mas desta vez ele errou feio! Fez um voto solene sério, precipitado e pecaminoso! (Veja Deuteronômio 12:31)Lição principal: Não existe líder espiritual humano perfeito!1. Exija perfeição de você mesmo e você acabará frustrado.2. Exija perfeição dos outros e você acabará decepcionado.3. Olhe para Jesus! E você ficará maravilhado! Nele, você encontrará perfeição infinita, graça superabundante, perdão sincero, restauração completa, sabedoria e vitória sobre o pecado!Ele é poderoso para libertá-lo de seu passado difícil e vergonhoso.Ele é poderoso para fazer de você UM HOMEM DE DEUS!“Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Cor.5:17) O artigo acima é um trecho extraído e adaptado com permissão do livro A fé que agrada a Deus, de Sillas Campos, Editora Fiel.', 'Brazilian Portuguese Male');document.getElementById('pausar').style.display = 'inline-block';document.getElementById('ouvir').style.display = 'none';" value="Ouvir Artigo">Ouvir Artigo

Pela graça, mediante a fé, Jefté superou os traumas de seu passado difícil e vergonhoso e tornou-se um homem de Deus (Heb.11:32). Através da sua experiência e história aprendemos que:

1. O homem de Deus não depende da sua herança familiar

Juízes 11:1 diz “Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente, porém sua

mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade.”

Algumas pessoas nascem em berço esplêndido! Já nascem herdando um bom nome, amor, atenção e bens materiais. Mas Jefté já nasceu no prejuízo! Herdando um legado ruim e vergonhoso! Além disso, foi expulso da sua própria casa! Foi rejeitado por seus irmãos (verso 2); e seu pai terreno não o defendeu! MAS DEUS, que é rico em graça e misericórdia, o acolheu! Deus o escolheu, chamou, capacitou e usou sua vida de forma maravilhosa!

Com a imoralidade em alta, aumenta o número de vítimas do divórcio e de pais ou mães omissos e ausentes. Na graça de Deus, porém, há esperança e restauração até para o filho de uma prostituta!

2. Aqueles que se aproximam do homem de Deus nem sempre são os melhores

Juízes 11:3: “Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.”

O mesmo aconteceu com Davi, quando se refugiou na caverna de Adulão. A bíblia diz que: “juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. (ISamuel 22:2)

Sempre que Deus levanta um líder e começa a trabalhar através dele, pessoas boas e ruins costumam se aproximar. Cabe a ele ensinar-lhes o caminho do Senhor.

3. O homem de Deus não briga por cargo de liderança!

Juízes 11:4-8: “Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. “Venha”, disseram. “Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas. “

Disse-lhes Jefté: “Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades? “

“Apesar disso, agora estamos apelando para você”, responderam os líderes de Gileade. “Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.”

O homem de Deus não precisa brigar ou fazer politicagem para chegar à liderança. Na hora certa, o próprio Deus o estabelecerá!

4. O homem de Deus é revelado no dia da adversidade!

Na prosperidade, o povo de Gileade não tinha tempo para Jefté! (11:1-3).

Mas quando chegaram os Amonitas, o problema, a guerra e o medo pediram a sua ajuda! Submeteram-se a sua liderança! (11:4-11).

Leitor, seus parentes ou amigos o desprezam por causa de Cristo? Não se ofenda. Permaneça firme na fé! Ore por eles, deixe-os saber que o dia em que eles precisarem, você estará lá para ajudá-los no que for possível. Deus costuma abrir corações no dia da adversidade.

5. O homem de Deus estuda a palavra de Deus!

Publicamente, Jefté fala como Deus agiu com poder em favor do seu povo no passado! (Juízes 11:12-27). Assim, ele encoraja a si mesmo e ao povo de Deus. Ao fazer isso, ele revela que era um estudante das Escrituras. Se você quer ser usado por Deus, dedique-se ao estudo de Sua Palavra!

6. O segredo da vitória está na presença de Deus!

Juízes 11:29: “Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

Capacitado e fortalecido pela presença do Espírito de Deus, ele enfrentou o inimigo! Os versos 32 e 33 declaram que Deus os entregou nas suas mãos!

Jefté era um guerreiro valente, mas o segredo da sua vitória estava na presença de Deus! Isto é um principio bíblico! O rei Davi confirma esta verdade, dizendo:

Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.” Salmos 33:16-17

7. O homem de Deus não é perfeito!

Juízes 11:30-3: E Jefté fez este voto ao Senhor: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor e eu o oferecerei em holocausto”.

Jefté acertou várias vezes, mas desta vez ele errou feio! Fez um voto solene sério, precipitado e pecaminoso! (Veja Deuteronômio 12:31)

Lição principal: Não existe líder espiritual humano perfeito!

1. Exija perfeição de você mesmo e você acabará frustrado.

2. Exija perfeição dos outros e você acabará decepcionado.

3. Olhe para Jesus! E você ficará maravilhado! Nele, você encontrará perfeição infinita, graça superabundante, perdão sincero, restauração completa, sabedoria e vitória sobre o pecado!

Ele é poderoso para libertá-lo de seu passado difícil e vergonhoso.

Ele é poderoso para fazer de você UM HOMEM DE DEUS!

“Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Cor.5:17)

 

O artigo acima é um trecho extraído e adaptado com permissão do livro A fé que agrada a Deus, de Sillas Campos, Editora Fiel.


Autor: Sillas Campos

Sillas Campos é pastor da Igreja Batista Central de Campinas (SP). Formado em Teologia pelo San Diego Christian College (EUA) e mestrando em Teologia pela Liberty University.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.