sábado, 4 de maio

Seja uma boa testemunha na comunidade

Em minha caminhada com Cristo, muitas vezes eu sei uma verdade antes de entender sua importância. Do mesmo modo, frequentemente eu sei o que a Escritura diz que eu deveria estar fazendo, mas tenho dificuldade em praticar. Imagino que não estou sozinho.

Todos conhecemos as palavras de Jesus no Sermão do Monte: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).  Mas muitos de nós nos vemos travados em como brilhar nossa luz. Devo postar mais coisas nas mídias sociais? Devo servir em um abrigo de sem-tetos local? Devo conversar  mais com os meus vizinhos?

Como cristãos, devemos aplicar a mensagem da cruz para tudo na vida. Devemos entender que o evangelho tem implicações que foram feitas para dar frutos em e através de nossas vidas.  O evangelho nos compele e nos capacita à generosidade, justiça, amor fraternal e muitas outras coisas! É esse fruto que é um testemunho resplandecente de quem Jesus é para a nossa comunidade.

Três maneiras de ser uma boa testemunha

1. Seja presente.

Corro o risco de ser redundante com o primeiro ponto, mas não podemos ser boas testemunhas em nossa comunidade se não estivermos na comunidade. Devemos ser presentes.

Você não precisa adquirir um novo hobby para se engajar com a sua comunidade. A alegria e a beleza de ser uma nova criatura nesse mundo é que Deus te usará como ele te criou. Suas afinidades e experiências, capacitadas pelo Espírito Santo, te fazem perfeitamente qualificado para ser uma boa testemunha. Seja solteiro ou casado, jovem ou mais experiente, extrovertido ou introvertido, Deus te usará para mostrar sua família diversificada.

Nosso modelo de presença fiel em nossa sociedade é Jesus. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1.14). Ele é nosso exemplo de como caminhar com diferentes tipos de pessoas.  E conforme fazemos, confiamos que nosso Senhor nos dará oportunidades para mostras sua bondade e amor.

2. Seja fiel.

Quer você esteja se comprometendo com uma causa na vizinhança, se filiando a uma liga de esportes do bairro, ou como cliente regular em uma cafeteria, você tem a oportunidade de refletir a fidelidade de Deus.

A fidelidade de Deus é mostrada através de seu comprometimento inabalável com o seu povo. Ele provou inúmeras vezes que é digno de nossa confiança. Portanto, como seu povo, podemos mostrar diversos graus desse comprometimento e confiança em nossas interações sociais. Nossa presença e fidelidade formam um base para amizades e oportunidades a serem construídas.

Nossa dedicação reflete a fidelidade de Deus, mas também nossa fidelidade às convicções bíblicas. O fato de que podemos nos importar com e desfrutar das mesmas coisas que nosso vizinhos não cristãos (no mundo) sem nos conformamos com maneiras pecaminosas de viver ou pensar (não do mundo) mostra aos nossos vizinhos os efeitos transformadores do evangelho. Também dissipa equívocos que eles podem ter sobre os cristãos e o cristianismo.

3. Esteja junto a outros.

Quando Jesus deu o “novo mandamento” de amar uns aos outros (João 13), ele imediatamente disse que esse amor uns pelos outros mostraria ao mundo que somos seus discípulos. Eles saberão que somos cristãos não pela nossa sabedoria o pela nossa força, mas pelo nosso amor a Deus e uns pelos outros.

Então como você pode ser uma boa testemunha na comunidade? Esteja junto com os cristãos da comunidade. Encha o mundo de boas obras. Quando pensamos em ser uma boa testemunha, devemos fazer com outros cristãos em mente para que nosso testemunho possa ser ampliado.

Conclusão

Em tudo, sejamos fervorosos e intencionais. Reconheçamos que Deus não precisa que cumpramos seus propósitos, mesmo assim, ele nos deu o privilégio de fazermos parte de sua obra.

Publicado originalmente em 9 Marks.

Tradução: Deborah M. Brasileiro. Revisão: Renan A. Monteiro.


Autor: Marwan Aboul-Zelof

Marwan Aboul-Zelof é o pastor fundador da City Bible Church em Beirute, Líbano.

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.