Transcrição do vídeo
O maior conselho para quem cuida de alguém é: tudo bem em lamentar sua perda na dor do outro. De fato, você deveria lamentar. Seu amigo ou familiar ferido não é o único que enfrenta a perda. Eu perdi parte do movimento dos braços, mas minha esposa perdeu um marido com braços saudáveis. Não posso ajudar a cuidar dos bebês, tirar o lixo ou pôr o cinto de segurança. Quase não consigo dirigir, na verdade. É uma grande perda para ela.
Eu encorajo aqueles que têm filhos, esposas ou amigos feridos a lamentar como uma grande perda. Os salmos estão repletos de lamento e de honestidade para com Deus. Não é fácil cuidar de quem está ferido. Você perdeu algo no processo, em geral algo que você não esperava. Você não pediu um filho deficiente, ou um parente idoso e incapaz.
Amigo, lamente. Mas não faça só isso. Lamente, mas com esperança. Não se desespere como se não houvesse esperança. Use esse tempo para se relacionar com Deus. Se você ministra a quem está ferido, você deve andar com Deus. Se você não lê as Escrituras, não ora e não alimenta a alma com pregações ricas e com a comunhão da igreja, não terá nada a oferecer. Você seria uma esponja seca, incapaz de ajudar outros. Amigos, lamentem com honestidade. Então busque em Jesus segurança, significado e força.
Vídeo do livro Lado a lado, de Dave Furman, publicado pela Editora Fiel.