domingo, 28 de abril

O que é a igreja?

Transcrição do vídeo

Muito se fala sobre “igreja”, em geral com diferentes significados. Na maioria das vezes, alternam entre dois significados, que em geral correspondem com o que encontramos na Bíblia. Ou elas têm em mente a igreja universal, ou seja, cristãos em todos os lugares e épocas, todos juntos, que um dia serão reunidos em uma assembleia celestial. É um significado de “igreja”.

Quando Jesus diz que veio edificar sua igreja, creio que ele tinha isso em mente, a igreja universal. Mas a Bíblia usa a palavra “igreja” de outra forma, talvez com mais frequência, e creio ser o significado mais usado hoje, referindo-se à igreja local. Jesus diz que se um irmão não escuta você, diga à igreja; se ele não der ouvidos à igreja, trate-o como gentio ou publicano (Mateus 18). Ele tem em mente a igreja local.

O que é a igreja local? Na época da Reforma Protestante, definia-se a igreja local visível como um lugar onde há pregação do Evangelho e celebração das ordenanças. Permita-me resumir: a igreja é uma reunião de cristãos, correto? Uma reunião de pessoas que nasceram de novo… e confirmam a si mesmos como cristãos, como seguidores de Cristo, por meio das ordenanças: o batismo em seu nome e a Ceia do Senhor. Nos reunimos em nome de Jesus. Confirmamos uns aos outros por meio das ordenanças e por meio da pregação do Evangelho. “Quem dizeis que sou?”, Jesus perguntou a Pedro. “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

A igreja é o povo que se reúne neste nome e o proclama. Fazemos isso sob a autoridade dos presbíteros, com o auxílio dos diáconos, capacitando-nos a fim de sair e fazer discípulos, vivendo como representantes do Reino. O que é a igreja? Em certo sentido, os cristãos em todo lugar; por outro lado, é a reunião de pessoas nascidas de novo, reunidas no nome de Jesus para proclamar o Evangelho e celebrar as ordenanças.

Vídeo do livro Igreja É Essencial, publicado pela Editora Fiel.


Autor: Jonathan Leeman

Jonathan Leeman é graduado em Jornalismo, possui mestrado em Divindade pelo Southern Baptist Seminary (EUA) e Ph.D. em Eclesiologia. É diretor de comunicação do Ministério 9Marks.

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Os anos de solteiro são um presente de Deus

Sobre estar solteiro, é necessário pensar sobre isso da maneira que Deus pensa, não importa o que mais alguém pense.