terça-feira, 19 de março

Relacionamento com Cristo pessoal vs. privado

Transcrição do vídeo

Privatizando Jesus

O que temos visto na igreja das últimas décadas – talvez das últimas gerações – é a priorização do aspecto pessoal da fé. Isso não é errado. Nós devemos ter um momento em que nos rendemos ao Senhor pessoalmente, em que nós mesmos recebemos o doce dom gratuito da salvação. Mas acontece que, quando priorizamos esse relacionamento pessoal, também o privatizamos.

Afirmamos: “Seu relacionamento com o Senhor é seu; é privado, não há nada de comunitário. É cada um por si, mesmo no relacionamento com Jesus”. Isso fez com que tivéssemos nosso próprio momento particular, fez com que buscássemos “porções exclusivas” da Palavra de Deus para nós mesmos.

Servindo a quem?

Nós transformamos a Escritura em um livro que tem algo a me dizer. O que a Bíblia tem para me dizer hoje? Também tornamos a igreja um local em que somos clientes que consomem o que querem.

Em vez de perguntar ao Senhor como podemos servi-lo, perguntamos como ele pode nos servir. “Como a igreja e a Bíblia me servirão? Como meu grupo de estudo bíblico me servirá? O que vou ganhar nessa relação com o Senhor?”.

Para Ele

Mas nem a Bíblia nem a igreja funcionam dessa maneira. Somos dele, por meio dele e para ele. Todas as coisas são dele e para ele.

Portanto, quando lemos a palavra de Deus ou estudamos a Bíblia procurando como podemos ser servidos, estamos nos enganando.

Mesmo que seja bom a igreja dar prioridade ao aspecto pessoal da fé, ela parece ter perdido o rumo, tornando-se prejudicial. Nós transformamos em privado o que deveria ser pessoal, o que nunca deveria ser privado.


Autor: Jen Oshman

Jen Oshman participa do ministério de mulheres como missionária e esposa de pastor há mais de duas décadas e em três continentes diferentes. Ela é mãe de quatro meninas, autora e apresentadora de All Things, um podcast sobre tendências e eventos culturais. Jen e sua família moram no Colorado, onde seu marido plantou a Redemption Parker, uma igreja do ministério Acts29.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Os anos de solteiro são um presente de Deus

Sobre estar solteiro, é necessário pensar sobre isso da maneira que Deus pensa, não importa o que mais alguém pense.