A coragem pode assumir muitas formas nos pastores. No entanto, uma das maneiras mais importantes pelos quais os pastores demonstram coragem é simplesmente serem eles mesmos. Os pastores geralmente são pressionados a ter tudo organizado e planejado e, portanto, presume-se que sejam os especialistas em instruir todos os outros sobre como viver a vida. A qualificação bíblica para a maturidade espiritual acima de censuras pode facilmente deslizar para esse padrão perfeccionista inatingível que impede muitos pastores de serem eles mesmos diante do seu povo. Em vez disso, eles atuam – enquanto as almas morrem. Deus chama um homem para crescer e ser um pastor corajoso desta forma:
Mostre-se quebrado, fraco e necessitado diante da igreja que você pastoreia.
Não subestime o poder de Deus para trazer vida à igreja quando um pastor vive uma vida transparente e autêntica diante do povo de Deus. A realidade é que os pastores são tão fracos, carentes e quebrantados quanto todos os outros membros da igreja. Os pastores precisam adotar esse chamado para viver uma vida honesta e autêntica diante de seu povo. Deixe-os ver você lutar. Deixe-os saber que você está sofrendo. Lembre-os de que você não é perfeito e não está no controle.
Os pastores mais corajosos são aqueles que não “representam”, mas descansam em sua identidade em Cristo e vivem na liberdade de serem eles mesmos diante de seu povo.
Tradução: Paulo Reiss Junior.
Revisão: Filipe Castelo Branco.
Fonte: How does a pastor demonstrate courage?