terça-feira, 19 de março

O que é um discípulo?

Ouvir Artigo

A Bíblia nos lembra que os primeiros seguidores de Jesus Cristo foram chamados cristãos pela primeira vez quando as testemunhas e o testemunho da fé chegaram à cidade de Antioquia (Atos 11.25). Embora provavelmente inicialmente fosse um termo de escárnio, os seguidores de Cristo logo adotaram a designação de cristãos, porque os identificava de forma aberta e sem vergonha alguma. Mas antes que o título de cristão fosse amplamente aceito, como eram chamados os primeiros seguidores de Cristo? Eles eram simplesmente chamados de “discípulos”. Discípulo era a referência preferida para os crentes. Mas o que é um discípulo?

Em resumo, um discípulo é um estudante. Um discípulo é alguém que se disciplina nos ensinamentos e práticas de outro. A palavra discípulo, como disciplina, vem da palavra latina “discipulus”, que significa “aluno” ou “aprendiz”. Consequentemente, aprender é disciplinar-se. Por exemplo, se alguém quer avançar nas artes, nas ciências ou no atletismo, precisa disciplinar-se e aprender e seguir os princípios e fundamentos dos melhores mestres nessa área de estudo. Assim foi, e ainda é, com os discípulos de Cristo. Um discípulo segue Jesus.

Quando Jesus chamou Seus primeiros discípulos, simplesmente disse: “Siga-me” (Marcos 1.17; 2:14; João 1.43). Um discípulo é um seguidor, alguém que confia e acredita em um mestre e segue as palavras e o exemplo desse mestre. Portanto, ser um discípulo é estar em um relacionamento. É ter um relacionamento íntimo, instrutivo e imitador com o mestre. Consequentemente, ser discípulo de Jesus Cristo é ter um relacionamento com Jesus – é procurar ser como Jesus. Em outras palavras, seguimos a Cristo para ser como Cristo (1Co 11.1) porque, como seus discípulos, pertencemos a Cristo. O discípulo de Jesus tem certas características que são proporcionais ao relacionamento com Jesus. Quais são as qualidades de um discípulo de Cristo? Quais são as características daqueles que seguem e são chamados discípulos de Cristo?

Um discípulo ouve Jesus

Ninguém pode dizer que é um discípulo de um mestre, a menos que esteja pronto para ouvi-lo. O mundo está inundado de mestres que disputam ouvintes e seguidores. Ouvir Jesus é o que um discípulo cristão faz. Quando Jesus fala, o discípulo ouve. O discípulo se apega a cada palavra do Mestre como se essa palavra fosse pão para os famintos ou água para os sedentos. Quando Jesus se reuniu com Seus discípulos no Monte da Transfiguração, Deus Pai falou do céu com uma ordem clara: “Este é meu Filho amado, … a ele ouvi”. (Mt 17.5). Você não pode ser cristão e não ouvir Jesus.

Um discípulo aprende de Jesus

Ouvir Jesus não é suficiente. Um discípulo não escuta e depois se afasta como se as palavras do mestre não tivessem impacto. Quando Jesus chama seus discípulos, Ele os chama para aprender e também para ouvir. Quando eles vierem, Ele disse: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. (Mt 11.29). O discípulo é um aprendiz, e as palavras de Cristo carregam peso com elas. Quando Jesus Cristo dispensa os “escandalizados” em João 6, ele se vira para os Doze e perguntou: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos”? Pedro, falando em nome dos outros, respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” (Jo 6.68–69). Aprender com Cristo é o maior desejo do discípulo. É o fundamento de tudo o que ele acredita. Ele recebe com alegria as palavras de seu mestre. Elas são o seu pão diário. Ele medita sobre elas dia e noite (Sl 1. 2).

Um discípulo obedece a Jesus

Ninguém pode realmente se chamar discípulo de Jesus se não estiver disposto a obedecê-Lo. O discípulo, aquele que realmente escuta e aprende, colocará em prática o que aprender. Para o discípulo, a obediência não é opcional. Jesus provou ser digno de toda obediência. Aqueles que o conhecem melhor estão mais conscientes disso. Quando o casamento em Caná ficou sem vinho, Maria (a mãe de Jesus) disse aos servos da casa para encontrar Jesus e “fazer o que ele disser” (Jo 2. 5). Esse foi um ótimo conselho. Colocar os ensinamentos do Mestre em prática é fruto do verdadeiro discipulado. O próprio Jesus declarou que aqueles que o amam evidenciam seu amor por Ele, guardando seus mandamentos (Jo 14.21, 23; 15.10).

Alguns tentam fazer uma distinção entre ser discípulo e ser cristão. No entanto, a Bíblia nunca faz essa distinção. Antes de serem chamados cristãos, eram chamados discípulos. Ser discípulo de Cristo é ser cristão. Ser cristão é confiar em Cristo. Ser cristão é ouvir a Cristo. Ser cristão é aprender com Cristo. Ser cristão é obedecer a Cristo. Consequentemente, ser cristão é ser discípulo. Foi assim no começo. Hoje continua assim.

Tradução: Paulo Reiss Junior.
Revisão: Filipe Castelo Branco.
Fonte: What Is a Disciple?


Autor: Anthony Carter

Anthony Carter é pastor da East Point Church emEast Point, Georgia. Ele também é autor do livro Glory Road: The Journeys of 10 African-Americans into Reformed Christianity.

Parceiro: Ministério Ligonier

Ministério Ligonier
Ministério do pastor R.C. Sproul que procura apresentar a verdade das Escrituras, através diversos recursos multimídia.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.