quarta-feira, 15 de janeiro
Home / Artigos / 4 perguntas a fazer antes de se juntar a uma igreja
Ministério Fiel

4 perguntas a fazer antes de se juntar a uma igreja

Recebi essa pergunta muitas vezes, não apenas através do meu site Practical Shepherding, mas ainda mais recentemente em minha própria igreja pelos visitantes. É um cenário comum. Você se muda para uma nova área. Você consegue encontrar sua nova residência e emprego. Você matricula as crianças na escola. Você se instalar em uma igreja local muitas vezes se torna uma tarefa mais demorada.

Depois de verificar todas as igrejas que você deseja visitar, aqui estão quatro perguntas a serem feitas ao restringir a busca para tomar uma decisão.

1) Esta é uma igreja onde minha família será regularmente alimentada pela Palavra de Deus?

Essa é a primeira pergunta que precisa ser feita. Não apenas se eles são fiéis à Palavra de Deus, mas esta igreja pregará e ensinará de tal maneira que minha alma e as almas de minha família serão nutridas? Em outras palavras, eles estão pregando expositivamente através de livros da Bíblia como a dieta regular e constante da congregação? Essa abordagem não responde automaticamente a essa pergunta, mas é um ótimo lugar para começar e avaliar.

2) Esta é uma igreja onde eu estou convencido de que o cuidado da minha alma será uma prioridade?

Esta igreja tem pastores/presbíteros reais que veem sua principal tarefa como sendo o cuidado espiritual e supervisão das almas dos membros? Em outras palavras, só porque eles têm uma pregação bíblica poderosa, não significa que sua alma individual será cuidada regularmente. Pergunte aos pastores. Pergunte a outros membros da igreja. Não será preciso muita investigação para saber se esse trabalho é uma prioridade da liderança da igreja.

3) Esta é uma igreja onde minha família experimentará companheirismo e responsabilidade cristã significativa?

Para saber isso, será necessário um pouco de compromisso com uma igreja por um tempo para construir relacionamentos, participar de alguns eventos de comunhão da igreja e conhecer alguns dos pastores e líderes. No entanto, você deve ter uma expectativa realista, pois ainda não é membro; portanto, não espere ser tratado como um.

4) Esta é uma igreja onde eu posso servir o povo de Deus e usar meus dons para o seu benefício?

Ajudará se você souber onde é talentoso e quais são algumas das necessidades da igreja. Algumas necessidades podem ser preenchidas por sua simples presença e compromisso. Além disso, não presuma que você sabe quais são essas áreas de necessidade por suas observações limitadas.

Você deve ser capaz de saber as respostas para estas perguntas após alguns meses frequentando uma igreja, se você se entregar ao processo. Se você puder responder afirmativamente a todas as quatro perguntas, há uma boa chance que você tenha encontrado sua próxima igreja. Nesse ponto, gostaria de incentivá-lo a não postergar, mas a buscar a membresia.

Uma nota final importante

Um elemento final é a chave para perseverar com o zelo necessário nesta busca. Você e sua família devem ter uma sensação persistente de mal-estar por saberem que não estão em comunhão de aliança com uma igreja local e nem sob a autoridade de supervisores que cuidam de suas almas. A liberdade e a falta de responsabilidade que muitos experimentam na busca por uma nova igreja podem causar uma complacência pecaminosa.

Em outras palavras, você não vai querer nunca se sentir confortável sendo uma das ovelhas de Deus que se desgarrou do rebanho e da responsabilidade dos pastores sobre você, mesmo que essa jornada possa parecer divertida e empolgante no momento.

 

Tradução: João Paulo Aragão da Guia Oliveira.

Revisão: Filipe Castelo Branco.

Fonte: 4 Questions to Ask Before Joining a Church.


Autor: Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

Parceiro: Practical Shepherding

Practical Shepherding
O ministério Practical Shepherding visa equipar pastores e líderes de igrejas nas questões práticas do ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

pregação expositiva

A idolatria à pregação expositiva e a falta de oração

Veja neste trecho do Episódio #023 do Ensino Fiel os perigos da frieza espiritual e idolatria a conceitos, como por exemplo, à pregação expositiva.