terça-feira, 30 de abril
nome de deus

O que há em um nome?

O que a Bíblia diz do “nome do Senhor”

O texto abaixo foi extraído com permissão do livro Dez mandamentos para a vida, de Jen Wilkin, Editora Fiel.


Você sabe o que seu nome significa? Na cultura ocidental moderna, os pais costumam selecionar nomes para seus filhos com base na preferência pessoal. Damos aos nossos filhos o nome de um parente ou de uma pessoa significativa, ou de acordo com uma tendência popular, ou apenas porque gostamos da maneira como um nome soa. Posso falar sobre a tendência popular com algum grau de experiência, pois nasci em uma época agora chamada de “Epidemia de Jennifer”, um período no qual meu nome reinou incontestável no topo da lista de nomes de meninas, sem que houvesse precedentes, por quatorze anos.[i] Nós, aquelas chamadas Jennifer, estamos em todos os lugares. E todas nós temos mais ou menos a mesma idade. Embora eu seja irlandesa, meu nome tem origem galesa, que significa “onda branca”. Minha mãe não tinha ideia de seu significado quando me nomeou. Quando lhe perguntei o porquê da escolha, ela respondeu: “Gostei da sonoridade e não conhecia nenhum outro bebê chamado Jennifer”. Como se vê, havia apenas alguns outros (milhões).

Ao contrário das práticas atuais de nomenclatura, no antigo Oriente Próximo, a atribuição de um nome era profundamente significativa. Um nome carregava um sentido do caráter da pessoa, fosse bom ou ruim. O nome “Jacó” significa, literalmente, “aquele que segura o calcanhar”, mas, à medida que sua história vai-se desenvolvendo, seu nome se torna sinônimo da ideia de engano e de busca por controle. Em 1 Samuel, encontramos Nabal, cujo nome significa “insensato perverso”, e ele é exatamente isso em suas relações com Davi e Abigail. O nome de Josué significa “Yahweh é a salvação”, e ele representa bem seu caráter e propósito. É a raiz do nome Jesus.

Então, o que a Bíblia quer dizer quando fala do “nome do Senhor”? Sempre que ouvimos falar do “nome do Senhor” em um versículo ou passagem, podemos substituir por “o caráter do Senhor”. O nome de Deus representa a soma total de seu caráter. Ele é santo, amoroso, justo, compassivo, onipresente, onipotente, soberano, gracioso, misericordioso, paciente, infinito e bom. Orar “em nome do Senhor” é orar de acordo com seu caráter. Invocar o nome do Senhor é pedir a Deus que aja de acordo com seu caráter. Abrigar-se no nome do Senhor é depositar nossa confiança em quem ele é. Ser batizado em nome do Senhor é identificar-se com seu caráter como nossa salvação, nossa força e nossa nova identidade.

Fazer mau uso do nome do Senhor — tomar seu nome em vão — é deturpar o caráter de Deus. A NIV [New International Version] diz o seguinte: “Não farás mau uso do nome do Senhor, teu Deus”.[ii] O sentido geral do hebraico é que não devemos “elevar” o nome de Yahweh à falsidade.[iii]

Não devemos associar o nome de Deus à falsidade sobre seu caráter. Fazer isso abusa de sua reputação para atender aos nossos próprios fins, fala dele ou para ele sem precisão ou o devido respeito e lhe dá crédito por ações egoístas praticadas em seu nome. Fazer mau uso do nome de Deus é cometer um ato de difamação contra o próprio Yahweh.

Fazemos isso, muitas vezes sem pensar, por meio de padrões cotidianos de fala, usando o nome do Senhor com inconsistência, atribuição indevida, falas vazias e informalidade.

 

 


 

[i] Jen Gerson, “Ge Jennifer Epidemic: How the Spiking Popularity of Different Baby Names Cycle Like Genetic Drift”, National Post, 26 jan. 2015. Disponível em: https://nationalpost. com/news/the-jennifer-epidemic-how-the-spiking-popularity-of-different-baby-names-cycle-like-genetic-drift/.

[ii] Tradução livre para o português da versão bíblica de língua inglesa NIV.

[iii] Bruce K. Waltke, An Old Testament Geology: An Exegetical, Canonical, and Gematic Ap- proach (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2008), p. 419.

 


Autor: Jen Wilkin

É palestrante, escritora e professora de estudos bíblicos para mulheres. Ela tem organizado e liderado estudos para mulheres nos lares, na igreja e em contextos paraeclesiásticos. Jen e sua família são membros da Village Church, na região de Dallas.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

As estratégias da produtividade

Técnicas que facilitem o planejamento e o foco são dádivas preciosas para a produtividade redimida. Veja mais sobre isso neste artigo!