sexta-feira, 3 de maio

Prédios são necessários para construir igrejas saudáveis?

A falta de um prédio coloca uma igreja em desvantagem? A mobilidade impede a formação de discípulos e a propagação do evangelho?

O DILEMA QUE TODO PASTOR ENFRENTA

Todo pastor que eu conheço, cuja igreja não possui um prédio, deseja um — e por uma boa razão. Instalar-se e depois ter que desmontar tudo, todo domingo, é interessante, mas só durante um período. Recrutar voluntários fiéis que cheguem cedo e saiam tarde — toda semana — é um desafio. Relacionar-se com síndicos geralmente é complexo. Perder o seu local de reunião de última hora é mais comum do que você imagina. Encontrar um novo local antes que termine o seu aluguel atual é cansativo. E isso sequer inclui a necessidade de encontrar um local para escritórios, aulas e reuniões de grupos menores que acontecem durante a semana. Esse pastor é tentado a pensar, “Se ao menos tivéssemos um prédio…”

Ao mesmo tempo, quase todo pastor que eu conheço cuja igreja possui um prédio, bem, eles desejam um prédio um pouco diferente. Afinal de contas, prédios podem ser grandes demais ou pequenos demais. O templo pode ser do jeito certo, mas pode não haver escritórios o suficiente. Geralmente é necessário uma equipe designada para o cuidado com as instalações. A cozinha sempre precisa de reparos (E por que sempre a cozinha?). O estacionamento frequentemente é um desafio, especialmente em contextos urbanos. Esse pastor é tentado a pensar, “Se ao menos o prédio tivesse…”

LOCAIS SÃO CENÁRIOS

É fascinante buscar nas Escrituras e perceber em quais lugares Deus tende a realizar obras redentivas. Até mesmo uma leitura superficial revela que Deus usa pessoas em todos os tipos de lugares, desde lugares comuns até os inesperados — jardins, campos, arcas, celas de prisão, desertos, barrigas de baleias, naufrágios e estábulos. Mas, o que é surpreendente acerca disso é que os lugares são sempre elementos secundários. Os lugares por si só não são o drama. Eles são meramente cenários nos quais o drama redentivo de Deus se desenrola de maneiras grandes e pequenas através da vida do seu povo.

Então eu me pergunto: por que achamos que seria diferente nos dias de hoje? Para aqueles de nós que se sentem tentados a pensar que a obra de Deus é, de alguma forma, restrita ou contida por espaços, precisamos desse lembrete.

OS LOCAIS DA IGREJA DOWNTOWN CORNERSTONE

Nossa igreja se reúne no coração da grande Seattle. Nós, recentemente, completamos dez anos de existência e, durante o curso de nossa vida compartilhada, nós estivemos em todos os tipos de lugares imagináveis. 

Da nossa inauguração até completarmos quatro anos de existência, nossos cultos de domingo aconteciam no subsolo de uma loja de antiguidades, depois no saguão de um prédio de escritórios e posteriormente em um cinema (na verdade, nós nos encontramos em cinco cinemas diferentes do mesmo complexo durante três anos). Nós usávamos salas de conferência para nossas aulas. Oferecíamos aconselhamento pré-nupcial em nossa sala-de-estar. Tínhamos vigílias em um centro comunitário local. Nossos grupos menores se encontravam em condomínios, terraços e parques. Grupos de discipulado se encontravam em cafeterias pela manhã. Nossas equipes de funcionários trabalhavam em um escritório do tamanho de uma caixa de sapatos que havia sido doado para nós.

E ainda assim, Jesus usou esses lugares comuns e dispersos como cenários nos quais o evangelho haveria de ser espalhado, pecadores seriam salvos e seu povo santificado.

A partir do nosso quarto ano até os dias de hoje, nós alugamos um antigo clube de dança. Isso foi incrivelmente significativo para nossa jovem igreja. Isso nos deu uma presença mais permanente em nossa comunidade. Não havia mais a necessidade de instalar-se e depois ter que desmontar tudo. Nós podíamos consolidar todos os esforços do nosso ministério a uma localidade principal. 

Mas… nosso templo é muito pequeno, o espaço do nosso escritório é muito limitado e nós deixamos de realizar algumas melhorias por causa de nossos síndicos. A nossa entrada fica em um beco. Nós estamos felizes de estarmos presentes no bairro mais densamente populoso do centro, mas essa área também atrai grafite, urina e venda de drogas. Ah, e eu cheguei a mencionar que ele não possui janelas?

E ainda assim Jesus está usando esse prédio imperfeito como cenário no qual o evangelho há de ser espalhado, pecadores salvos e o seu povo santificado.

Desde o começo, nós oramos, procuramos e guardamos dinheiro com vistas a um prédio permanente. Nós continuamente batíamos na trave. Alguns prédios eram pequenos demais. Outros eram caros demais. A maioria localizado fora do centro da cidade. Outros ainda foram comprados com dinheiro vivo antes que fosse finalizada a nossa oferta. Mas, pela graça de Deus, depois de dez anos de procura e poupança, nós compramos um prédio em dezembro de 2020. Embora essa seja uma enorme evidência da graça de Deus para conosco, nós agora nos encontramos liderando uma campanha de arrecadação de capital e um projeto de construção. Enquanto isso, no meio de uma pandemia, do tipo que acontece uma vez a cada século, os custos dos materiais dispararam. 

Prédios são um presente, mas eles também possuem seus desafios.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE NÃO POSSUIR UM PRÉDIO

Aqui estão algumas vantagens da mobilidade:

  • Sua igreja não está presa a um lugar específico.
  • Não há o peso financeiro de um longo financiamento.
  • Conforme sua igreja cresce, você pode simplesmente se mudar para um lugar maior.
  • Geralmente, é seu síndico ou imobiliária que é responsável por boa parte dos reparos na instalação.

Mas, claro, aqui estão algumas desvantagens:

  • Sua experiência frequentemente será determinada pelo tipo de síndico ou imobiliária que você tem.
  • Instalar-se e mudar-se requer uma energia significativa e capital voluntário.
  • Você frequentemente pensará sobre onde vocês se encontrarão na próxima semana.
  • Não ter um local permanente pode comunicar uma falta de raiz em sua comunidade.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE POSSUIR UM PRÉDIO

Aqui estão algumas vantagens de se possuir um prédio:

  • Um prédio permanente comunica estabilidade e participação.
  • Prédios podem ser caros e requerem reparos contínuos.
  • Eles frequentemente precisam da atenção de uma equipe.
  • Se o prédio é muito pequeno, você precisará encontrar outro local ou investir em uma reforma cara.
  • Se o prédio é muito grande, sua igreja talvez tenha dificuldade em sustentá-lo.
  • Se a localização não for boa, ele pode não servir bem à igreja.Você não precisará mais se instalar e desmontar tudo toda semana.Mas, aqui estão algumas desvantagens também:
  • Você terá mais liberdade para fazer melhorias na instalação.
  • Sua igreja normalmente ficará mais fácil de ser encontrada.
  • Você não precisará mais ficar preocupado com negociações de aluguel, com síndico, imobiliária ou com encontrar novos locais.

CONCLUSÃO

Então, prédios são essenciais para se construir igrejas saudáveis? Não. Eles podem ser incrivelmente úteis? Totalmente.

A obra de Deus está limitada pelo seu espaço? Não. Ter um prédio garante mais frutos? Não. Um prédio faz com que todos os seus problemas de espaços físicos se acabem? Não.

Agora, aqui está a pergunta mais complexa: uma igreja deveria ter um prédio, se ela pode? Na maioria dos casos, eu diria que sim. Os benefícios superam os fardos. Acima de tudo, se temos um prédio ou não, nós precisamos lembrar que nosso espaço é meramente um cenário no qual o drama redentivo de Deus continua a se desenrolar.

Por: Adam Sinnett. © 9Marks.Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Are Buildings Essential to Building Healthy Churches?
© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradutor: Juliane Teixeira Lima Peixoto. Editor: Vinicius Lima. Revisor: Pedro Henrique Lima de Oliveira.

Autor: Adam Sinnett

Adam Sinnet é pastor da Downtown Cornerstone Church, em Seatle, Washington.

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.