sexta-feira, 29 de março

Qual deve ser o objetivo do ministério de mulheres?

Ouvir Artigo

Artigo adaptado do livro Ministério de Mulheres, de Gloria Furman e Kathleen Nielson, publicado pela Editora Fiel.

O ministério proveitoso entre mulheres é fundamentado na Palavra de Deus, cresce no contexto do povo de Deus e tem como objetivo a glória de Cristo. Em poucas palavras, essa é a premissa deste livro. Parece simples. No entanto temos muitas perguntas e muito progresso a fazer.

Desde Eva, a tendência humana tem sido nos distanciarmos da Palavra de Deus. Nenhum ministério na igreja está isento da tentação de se focar mais nas necessidades e desejos humanos do que na provisão de Deus em revelar-se a si mesmo a nós. O ministério de mulheres, em particular, pode facilmente tornar-se algo sobre as mulheres, em vez de ser sobre mulheres reunidas para ouvir e seguir a voz de Deus, revelada em sua Palavra.

O fato básico da nossa criação por Deus como homem e mulher se encontra no centro de uma das maiores felicidades e das maiores perversões da existência humana. A maneira como florescemos como homem e mulher esclarece ou distorce a imagem de Deus em nós e a glória de Cristo para a qual nós estamos destinados a resplandecer com alegria. Portanto o tema do ministério de mulheres não é sobre satisfazer suas necessidades, mas é, em última análise, sobre a glória de Deus. Até vermos essa glória face a face, ela está revelada a nós nas Escrituras. Este livro começa e termina com a afirmação da Palavra viva e ativa de Deus como a lâmpada que ilumina cada passo em todas as áreas da vida – incluindo o ministério de mulheres. Se o Deus do universo, de fato, fala conosco em sua Palavra, então nossas vidas devem ser centradas em ouvir e viver essa Palavra – inclusive no ministério de mulheres. A Palavra nos mostra Jesus desde o início até o fim; assim, o ministério de mulheres deve exaltar Cristo, nosso Redentor e Senhor, do início ao fim. Neste livro, tentaremos estabelecer esse fundamento em Cristo baseado na Palavra, mostrando que o ministério de mulheres sobre esse fundamento não apenas as ajuda a conhecerem e a servirem outras mulheres, mas basicamente as ajuda a conhecerem e a servirem juntas ao Deus trino.

A Bíblia chama os crentes a viverem dentro de um contexto particular: uns com os outros como povo de Deus por meio de congregações locais e com líderes locais. Certamente muitas mulheres hoje enfrentam tentações cada vez maiores para ministrar a outras e junto de outras, fora desse contexto. Pode ser bem menos confuso simplesmente fazermos por nós mesmas. E, na verdade, podemos fazer um trabalho realmente muito bom. De alguma forma, muitos capítulos deste livro, não apenas aquele que trata diretamente desse tópico, encontram uma maneira de apresentar a questão da importância da igreja, o corpo de Cristo no qual Deus chama seu povo para encontrar sua identidade e enraizar seu serviço. Mesmo quando celebramos todos os tipos de formas antigas e novas de ministérios entre as mulheres, devemos fazer nossa celebração dentro do corpo dos adoradores de Deus e de seus líderes cuidadosamente escolhidos.

A crescente separação da liderança física veio combinada com a crescente separação do ensino bíblico, incluindo o ensino sobre os papéis do homem e da mulher na igreja e no lar; tal separação ameaça destruir o ministério de mulheres de um contexto bíblico claro. O perigo aqui não é apenas compreender a nossa doutrina de forma errada. O perigo é que podemos ofuscar a imagem de Deus e a glória de Cristo, as quais estamos destinados a resplandecer com alegria em todos os nossos diversos caminhos. A oportunidade aqui é para que estimulemos umas às outras em alegre obediência à Palavra, pelo bem do evangelho.

Que melhores vozes poderiam ser acrescentadas a esta conversa sobre tais questões do que aquelas de mulheres biblicamente comprometidas? Que maneira melhor de abordar não apenas os problemas, mas também as possibilidades de ministério entre as mulheres do que com os testemunhos daquelas que estão envolvidas nisso? As mulheres representadas neste volume (tanto as que escrevem quanto as entrevistadas) falam a partir da experiência no estudo e ensino da Palavra com mulheres – e a partir de uma grande variedade de contextos nos quais amam e servem a Igreja. Elas conhecem pessoalmente as questões abordadas nesses capítulos. Elas têm ativamente buscado um lugar para florescer dentro da igreja como líderes que abraçam a liderança de homens ordenados: o livro explora o ministério de mulheres naquilo que é frequentemente referido como um contexto complementar (como explicado no Capítulo 2) – embora acreditemos que o livro possa beneficiar múltiplos contextos. Essas mulheres vêm de distintas faixas etárias, denominações, situações pessoais e partes do mundo, mas amam e servem o mesmo Jesus. Elas se preocupam com a sua glória mais do que qualquer outra coisa e, assim, elas se preocupam com as mulheres da melhor maneira: eternamente – não todas da mesma forma, e, com certeza, nenhuma o faz perfeitamente ou sem luta, mas todas o fazem por amor ao seu Salvador.

As vozes dessas mulheres entrelaçam-se ricamente – na parte 1 (três capítulos) focando a Palavra como o centro do ministério de mulheres; na parte 2 (três capítulos) com o foco em contextos para o ministério de mulheres, começando com a igreja local e se espalhando pelo mundo; na parte 3 (três capítulos) concentrando-se em questões específicas relacionadas ao ministério de mulheres. O capítulo final nos lembra daquilo que, em última análise, estamos visando quando ministramos.

Você ouvirá essas vozes se encontrando em certos temas-chave, tecendo fios de cores semelhantes. Tivemos muito prazer em reunir essas vozes, cada uma tão distinta da outra e, no entanto, todas em harmonia por causa de corações que batem em um ritmo comum pelo evangelho.

O livro Ministério de Mulheres não oferece uma discussão exaustiva, mas concisa sobre o ministério de mulheres – ao tornar públicas algumas vozes de mulheres envolvidas no assunto. Ele não oferece uma fórmula, mas sim um sólido conjunto de indicadores bíblicos para a estrada a ser percorrida no ministério de mulheres. A Palavra nos diz que, ao longo dessa estrada do ministério, podemos esperar encontrar todas as nações do mundo fluindo para Cristo. Nosso objetivo é encorajar mulheres a se unirem a essa corrente e ajudá-las a crescer. Nosso objetivo final no ministério de mulheres é a glória de Jesus Cristo.


Autor: Gloria Furman

Gloria Furman é esposa, mãe, trabalhadora trans-cultural e autora dos livros "Vislumbres da Graça", "Sem Tempo para Deus" e "A Esposa de Pastor" (todos pela Editora Fiel). Website: www.gloriafurman.com

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Sorriam! Estamos sendo observadas

Jesus diz aos discípulos que a demonstração de amor entre eles atesta que realmente são seus discípulos.