quarta-feira, 24 de abril

Separando o melhor para Deus

A primeira vez que li esta passagem, eu realmente fiquei tão desgostosa quanto o rei Davi. Eu não conseguia entender porque Deus havia exterminado Uzá, se, justamente, Uzá havia tentado resguardar a arca de cair!!

Porém, um dia desses, estava orando com meu filho e fui profundamente constrangida por Deus, quando percebi o quanto eu estava sendo parecida com Uzá, negligente no meu temor e reverência a Deus (I Crônicas 13:12). O devocional, a oração e o louvor estavam sendo feitos do “meu” jeito, e não conforme as instruções de Deus.

Não podemos levar a arca (arca da aliança, arca do testemunho) de qualquer jeito, ou do “nosso” jeito (I Crônicas 13:7), pois o próprio Senhor nos instruiu como devemos carregá-la (Êxodo 25:12-15). A arca deve ser carregada sem ser tocada, por isso os varais, que destacam a santidade de Deus.

Temos que aprender a obedecer e buscar a Deus, separando o melhor tempo para Ele. Particularmente, meu melhor horário são aquelas primeiras horas matinais, quando minha mente acabou de despertar e ainda não foi massacrada pelas muitas exigências do dia. Meu corpo está descansado, o espírito sedento para reabastecer-se nas vivas fontes de águas vivas, e a casa ainda repousa em silêncio. Porém, conheço algumas pessoas que conseguem se concentrar mais no período da noite, quando estão se preparando para dormir. O horário não importa. O importante é separar o nosso melhor tempo para se relacionar com Deus.

Enquanto somos santificados, lavados e purificados pela Palavra (Efésios 5:26), Deus se agrada de nossos louvores (Salmos 51:17). Somente santificados, podemos entrar na presença de Deus sem sermos fulminados (Hebreus 12:28-29).

Para sermos estes que “carregam a arca” (tabernáculos) de acordo com a vontade de Deus, havemos de ser santos (I Pedro 1:15-16). Como citou C. H. Spurgeon: “o cumprimento de um dever de modo errado altera sua natureza e o torna em pecado”.

I Cr 13:12 Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?
Ex 25:12-15 Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. Depois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas.
I Cr 13:7 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
Ef 5:26 (…) tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra
Sl 51:17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Hb 12:28-29 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso “Deus é fogo consumidor!”
I Pe 1:15-16 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “sede santos, porque eu sou santo.”


Autor: Renata Gandolfo

Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista Maranata, serve no editorial feminino online do Ministério Fiel. Renata participa, desde 2015, das Conferências de Treinamento em Aconselhamento Bíblico da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblico), é licenciada em Letras, pós graduanda em Aconselhamento Bíblico pelo CETEVAP e escreve regularmente na coluna Vida de Ovelha, do Voltemos Ao Evangelho.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.