segunda-feira, 15 de julho

John L. Dagg

JOHN DAGG (1794-1884) foi um pastor batista no sul dos EUA, até ter um grave problema em sua voz, em 1834. Ele se viu forçado, então, a migrar para o universo acadêmico, servindo como presidente e professor de teologia na Mercer University. Após a sua aposentadoria, em 1854, Dagg, apesar de praticamente cego, mudo e aleijado, passou a dedicar-se à escrita. Ele foi o mentor de uma geração de pastores, estabelecendo importantes balizas nos campos da doutrina, ética, eclesiologia e apologética.

As obras de Deus: livre agência

Livre Agência O que significa livre agência? Se dissermos que significa isenção de responsabilidade diante de algum poder superior, não existe outro livre agente além de Deus. Contudo, não é esse o sentido com que a expressão “livre agência” é empregada tecnicamente e segundo o qual ela denota uma agência …

Continue Lendo

Jesus Cristo é Deus: a divindade do Filho

Sua Divindade Assim como a humanidade de Jesus Cristo, concebida pelo poder do Espírito Santo, não poderia ser conhecida sem o testemunho das Escrituras, também a sua divindade, considerando-se que ele nasceu de uma mãe humana, não poderia ser conhecida, senão pelo testemunho da mesma Palavra inerrante. Sua concepção pelo …

Continue Lendo

Cristo Jesus era um homem

A humanidade de Cristo A concepção de Jesus Cristo foi algo singular. Sem ter tido um pai humano, ele foi concebido no ventre de uma virgem, pelo poder do Espírito Santo. Até onde o filho de Maria era igual aos outros filhos de pais humanos e quanto era diferente deles, …

Continue Lendo