quarta-feira, 25 de novembro
Home / Vídeos / Uma promessa inútil para um amigo que está sofrendo

Uma promessa inútil para um amigo que está sofrendo

Transcrição do vídeo:

Quase todos nós poderíamos ser acusados ​​de ter feito essa promessa a um amigo que está sofrendo, e eu tenho que morder a língua antes de dizer isso, que é o seguinte: “Amigo, me avisa se você estiver precisando de alguma coisa que eu te ajudo”, ou você pode dizer da seguinte forma: “Se você precisar de ajuda pra alguma coisa é só me ligar”.

Até parece gentil e útil, e todos nós já dissemos isso, mas precisamos ter uma abordagem mais cuidadosa, porque, sejamos honestos, para muitos de nós, pedir ajuda vai contra todas as fibras do nosso ser. Mesmo depois ter contraído uma deficiência na última década, ainda é uma batalha para mim, admitir minha fraqueza e pedir a alguém para me ajudar a abrir uma garrafa de água ou a porta.

O que queremos fazer é facilitar ao máximo pra que alguém peça ajuda, mas quando você promete uma ajuda genérica é improvável que seu amigo aceite a oferta. Quando oferecemos uma ajuda genérica, nós só estamos querendo ficar em paz com nós mesmos, estamos colocando aquele fardo sobre os que estão sofrendo, esperamos que eles encontrem uma forma de nós ajudarmos, e isso é uma tarefa complicada de se colocar sobre quem está sofrendo, pois a pessoa pode nem estar pensando com clareza e agora precisam achar uma forma de serem ajudados?

Devemos tornar mais fácil para outras pessoas receberem ajuda fazendo perguntas específicas, como por exemplo: “Você tem uma necessidade específica hoje em relação a seus filhos?”, “Que tal eu vir hoje à noite depois do trabalho para ajudar a preparar uma refeição para você”. Ou melhor ainda, você pode ajudar apenas fazendo alguma coisa.

Meu exemplo preferido é quando estava almoçando em uma Conferência de Pastores, e havia um grupo de pastores na mesa, e sem dizer uma palavra, um presbítero da nossa igreja chamado Mac se inclinou e gentilmente cortou o bife para mim. Sentindo a estranheza na mesa (e os pastores não sabiam da minha deficiência), ele brincou com eles, dizendo: “Seus presbíteros não servem vocês assim?”. Mac não esperou eu pedir, ele foi lá e me ajudou.

Se seu amigo gosta de um “Quarteirão com Queijo” do McDonalds, apareça na casa dele com um Combo e um Milkshake de Baunilha. Se seu amigo que está sofrendo tem filhos pequenos em casa, diga a ela que no próximo fim de semana você vai ajudar a cuidar das crianças, e pergunte qual o melhor horário. Dar uma ajuda específica ajudará muito a servir ao seu amigo que está sofrendo.


Autor: Dave Furman

Dave Furman é pastor na Redeemer Church em Dubai, nos Emirados Árabes, onde vive com sua esposa, Gloria Furman, e seus 4 filhos. Dave escreve regularmente no site The Gospel Coalition.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Vídeos

A doutrina de Deus na teologia reformada

Assista ao Curso Gratuito: http://fiel.in/1At6VGj É só outro nome para Teologia Bíblica. Há algo bom …