sábado, 20 de abril

Deus É Maior Do Que Esperamos Entender

Ouvir Artigo

Deus é tão grande que é difícil para nós até imaginarmos. Não é a ilustração mais criativa, e não sou o primeiro a usá-la, mas uma boa maneira de começarmos a entender a imensidão de Deus é pensarmos no universo. A maioria de nós entende o fato de que a Terra é apenas um planeta em nosso sistema solar, orbitando o Sol, nossa estrela mais próxima. Imagine se você tivesse uma espaçonave que pudesse viajar à velocidade da luz, que é 300.000 km/s — o que é realmente muito rápido! Nessa velocidade, você poderia circular a Terra sete vezes em um segundo.

Saindo da Terra numa jornada em direção ao espaço, você passaria…

a lua em 2 segundos (a nossa espaçonave mais rápida leva três dias)

Marte em 4 minutos (ao contrário de 6 a 8 meses) e

Plutão em 5 horas (a New Horizons levou 9,5 anos)

Isso é apenas o limite de nosso sistema solar. Para chegarmos à estrela mais próxima do sistema solar, viajaríamos 4,3 anos (continuando à velocidade da luz).

Nessa velocidade, apenas a nossa galáxia, a Via Láctea, levaria 10.000 anos para ser atravessada de um lado a outro.

Nessa velocidade, seriam necessários dois milhões de anos para chegarmos à galáxia vizinha e 20 milhões de anos para atingirmos o aglomerado de galáxias mais próximo do nosso.

Ainda assim, estaríamos apenas começando a viajar pelo universo. Estima-se que existam 100 bilhões de galáxias no universo e muitas delas contêm bilhões de estrelas.

O universo é imenso. Você ficou impressionado?

Deus fez o universo. Ele é tão grande, que nada pode ser maior. É por isso que nós, cristãos, adoramos a Deus. Ele nos deu tudo. Ele fez tudo. E está fora de tudo.

Deus nos fez para adorá-lo. Ele nos fez para dependermos dele.

Deus É Eterno

Deus não somente está além de nossa compreensão, ele também é eterno.

Deus não teve início e não tem fim. Ele não pode morrer. Ele não pode acabar. Deus não é semelhante a qualquer coisa em nosso mundo, que nasce, vive e, depois, morre. Deus sempre existiu e sempre existirá.

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e tu formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.1-2).

O que pensamos que a palavra “eternidade” significa? Significa que, no momento mais anterior a que pudéssemos ir e mais posterior a que pudéssemos chegar, Deus existia.

Ninguém deu vida a Deus. Ninguém pode tirar a vida de Deus. Para existir, Deus não precisa de nada fora de si mesmo. Ele é autoexistente. Ele é autossuficiente.

Artigo adaptado da revista Deus: Ele Existe?, de Mez McConnell, Editora Fiel.


Autor: Mez McConnell

É pastor sênior da Niddrie Community Church, Edimburgo, Escócia. É fundador do 20schemes, um ministério voltado para plantação de igrejas nos lugares mais difíceis da Escócia. Desde 1999, McConnell tem se envolvido com o ministério pastoral, tanto em plantação quanto revitalização.

Parceiro: 20schemes

20schemes
20schemes existe para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A Inerrância da Escritura Sagrada – parte 3

Com o nascimento da ciência moderna a Bíblia começou a ser considerada um livro de origem humana e sua inerrância foi colocada ainda mais em cheque.