sábado, 5 de outubro
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Os gêneros literários dos Salmos

Poesias na Bíblia hebraica

Assim como as canções modernas podem ser colocadas em várias categorias (como clássica, sertaneja ou blues) e as obras literárias modernas podem ser colocadas em várias categorias (como conto, biografia ou fantasia), os salmos individuais podem ser colocados em várias categorias. Chamamos essas categorias de gêneros. Na literatura, o gênero é simplesmente um grupo de textos que compartilham características em comum.[i]

Em termos mais amplos, podemos dizer que a Bíblia Hebraica é composta de dois gêneros: prosa e poesia. Há vários subgêneros de poesia[ii] na Bíblia Hebraica, sendo que os salmos são apenas um deles. Porém, nem todos os salmos são iguais. Além disso, o gênero de um salmo também pode ser dividido em subgêneros.

Os três gêneros principais dos Salmos são o hino, o lamento e o cântico de ações de graças. Esses três gêneros articulam três grandes movimentos na vida: o hino, quando está tudo bem; o lamento, quando alguma coisa está errada; e o cântico de ações de graças, quando o que estava errado foi consertado.[iii] Cada um desses gêneros tem sua própria estrutura e conteúdo.[iv]

O hino[v] começa tipicamente com um convite para se louvar a Deus pelo fato de que tudo está bem.[vi] Esse convite é seguido, então, pelo louvor a Deus, ou seja, a confissão do caráter louvável de Deus e suas ações na criação e na história redentora. O hino tipicamente termina com uma afirmação de fé ou um convite renovado para se louvar a Deus.

O movimento típico do lamento é do negativo para o positivo, do clamor para o louvor.[vii] O lamento pergunta por quê: “Por que estou com esse problema?” Dessa maneira, uma honestidade impressionante e, às vezes, brutal caracteriza o lamento. O lamento também pergunta o quê: “O que quero que Deus faça por mim nesta situação?” Aqui, o lamento é caracterizado por concretude. O pedido de ajuda corresponde à natureza do problema articulado no lamento. O suplicante pode pedir perdão, cura, defesa, libertação, sustento e assim por diante. Embora o tom dominante seja escuro, o lamento termina com luz.[viii] O lamento pode terminar com uma nota de convicção ou confiança, com uma certeza de que Deus concederá o pedido feito ou com uma promessa de louvor a Deus quando o problema terminar.

O cântico de ações de graças tem tipicamente três seções: uma intenção de dar graças; a declamação do problema passado, pedido de ajuda e libertação; e uma expressão final de ação de graças.[ix] Como a seção central de um cântico de ações de graças espelha um lamento, podem-se confundir os dois gêneros. Alguma nota positiva no início normalmente é o bastante para distinguir os dois. Como tanto o cântico de ações de graças quanto o hino louvam a Deus, podem-se confundir os dois gêneros. Entretanto, a redenção celebrada no cântico de ações de graças se refere a uma redenção na história pessoal de alguém, e não na História da Redenção, como é o caso do hino.[x]

Há vários motivos para prestar atenção no gênero de um salmo.[xi] Aqui, quero mencionar apenas um dos mais importantes: o gênero nos dá uma janela para a leitura cristológica de Salmos.[xii] Quando os hinos louvam a Deus como nosso Criador ou Redentor, estão falando de Cristo, que é o Criador de tudo (Jo 1.3) e Redentor de todos (Gl 3.13). Quando o lamento pergunta: “por que me abandonastes?”, ouvimos as palavras do nosso grande Sumo Sacerdote (Mt 27.46). E, quando eles oferecem orações e pedidos com forte clamor e lágrimas, apontam-nos para Jesus (Hb 5.7). Como o Pai respondeu às orações agonizantes do Filho (Hb 5.7), sabemos que ele responderá às nossas orações no tempo devido. Ademais, no cântico de ações de graças, ouvimos o líder da banda (Hb 2.12).[xiii]


[i] Richard N. Soulen e R. Kendall Soulen, Handbook of Biblical Criticism, 3a ed. (Louisville: Westminster John Knox, 2001), p. 66.

[ii] Para saber mais sobre a poesia da Bíblia Hebraica, veja Mark D. Futato, fnterpreting the Psalms: An Exegetical Handbook, HOTE (Grand Rapids: Kregel, 2007), p. 23-55.

[iii] Para uma análise detalhada desse conceito, veja Walter Brueggemann, The Message of the Psalms: A Theological Commentary (Mineápolis: Augsburg, 1984).

[iv] Para mais detalhes, veja Futato, fnterpreting the Psalms, p. 146-60.

[v] Para mais detalhes, veja Mark D. Futato, “Hymns”, em Dictionary of the Old Testament: Wisdom, Poetry & Writings, ed. Tremper Longman III e Peter Enns, IVP Bible Dictionary Series 3 (Downers Grove: IVP Academic, 2008), p. 300-05.

[vi] Exemplos de hino são encontrados no Salmo 8, 19, 29, 33, 65, 67, 68, 93, 96, 98, 100, 103, 104, 105, 111, 113, 114, 117, 135, 145, 146, 147, 148, 149, 150. 

[vii] Exemplos do lamento são encontrados no Salmo 3, 5, 6, 7, 13, 17, 22, 25, 26, 27, 28, 38, 39, 42, 43, 44, 51, 54, 55, 56, 57, 59, 61, 63, 64, 69, 70, 71, 74, 79, 80, 83, 86, 88, 89, 102, 109, 120, 130.

[viii] Há duas exceções: os Salmos 44 e 88.

[ix] Exemplos de cânticos de ações de graças são encontrados no Salmo 18, 30, 34, 40, 41, 66, 92, 116, 118, 124, 138.

[x] Para uma discussão de outros gêneros, veja Futato, fnterpreting the Psalms, p. 160-73.

[xi] Ibid., p. 141-45.

[xii] Ibid., p. 173-81

[xiii] Poderíamos analisar outros três gêneros de Salmos: os salmos de confiança, os salmos de reinado e os salmos de sabedoria. Para mais informações sobre esses gêneros, veja ibid., p. 160-73.


Autor: Miles V. Van Pelt

Dr. Miles V. Van Pelt é Professor Alan Hayes Belcher de Antigo Testamento e Línguas Bíblicas e diretor do Instituto de Verão para Línguas Bíblicas no Seminário Teológico Reformado em Jackson, Mississippi. Ele é autor de vários livros, incluindo Basics of Biblical Hebrew e Judges: A 12-Week Study.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

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