domingo, 28 de abril

Considerando mudanças no ministério infantil

Para onde ir agora?

Depois de ler 12 capítulos deste livro, você provavelmente está considerando mudanças no ministério infantil. Se você está apenas procurando fazer alguns ajustes e melhorias ou se teve uma visão para um redirecionamento completo, é essencial abordar as mudanças com sabedoria e cuidado.

À medida que encerramos nossa discussão, ofereceremos algumas sugestões para ajudá-lo a implementar esses ajustes em seu ministério.

Ore

Por favor, não pule esse passo vital. Você não conseguirá fazer o que descrevemos sozinho. Você precisa da ajuda do Senhor! Peça para ele guiar você. Recorra sempre ao nosso Pai celestial, continuamente. Peça sabedoria (Tg 1.5) e clame a ele por bondade e misericórdia para você e seu ministério.

Discuta

Compartilhe o que você leu com os pastores que estão acima de você. A liderança geral da sua igreja (não importa qual seja sua forma) concorda sobre qual filosofia deve conduzir o ministério infantil? Se não, você pode usar este livro como um ponto de partida para falar sobre a direção do ministério infantil. Seu objetivo seria ver toda a equipe de liderança de sua igreja aderir à filosofia, ao conteúdo e aos procedimentos de segurança que sustentam o ministério infantil.

Conduza seus coordenadores de ministério e líderes de equipe pelos capítulos que estimularam seu pensamento. Você pode oferecer uma cópia do nosso livro a pais comprometidos. Peça que o leiam e comecem uma conversa para obter apoio para ajustes ou redirecionamento. Envolva outros para repensar, criar, planejar e organizar o ministério infantil.

Priorize

Classifique os itens nos quais você gostaria de trabalhar por ordem de prioridade, para que você não se esqueça de abordar áreas vitais. Em seguida, aborde um de cada vez.

Faça mudanças ao longo do tempo

Um homem só consegue fazer uma corrida de velocidade por alguns metros, mas pode andar por quilômetros. Não pense que deve fazer tudo para ontem; é uma receita para estresse desnecessário. Seja paciente. Tenha uma visão de longo prazo da mudança — você pode fazer uma pequena mudança em um dia, mas ajustes mais extensos devem ser implementados lentamente ao longo de meses e até anos.

Não vá sozinho

Uma vez que você tenha o apoio de seus líderes, divulgue o trabalho. Delegue áreas para pessoas capazes. Se você não sabe ao certo quem pode ser, peça sugestões aos seus líderes e pastores. Peça ao Senhor para levantar voluntários e, em seguida, comece a entregar tarefas para pessoas responsáveis.

 

A história de Olívia

Por que pensamos, planejamos, ensinamos, oramos e trabalhamos tanto no ministério infantil? Porque sabemos que o Senhor pode usar adultos como nós para apresentar belas verdades das Escrituras às nossas crianças.

Considere a história de Olívia, em suas próprias palavras.

Adorava fazer parte da turma de quatro e cinco anos da Escola Dominical quando eu era mais jovem. Lembro-me de quanta alegria os adultos demonstravam ao ensinar a Bíblia e como se davam bem uns com os outros. Tenho lembranças vívidas de casais em pé na frente da sala nos guiando em canções como “B-I-B-L-I-A” e “Jesus me ama” com linguagem de sinais, o que achava incrível. Nós nos divertimos muito cantando! Durante as aulas, eu me lembro deles constantemente nos orientando a encontrar as respostas na Bíblia e nos encorajando a ouvir a Palavra de Deus. Também me lembro de que Jesus, e tudo o que ele fez por nós, vindo à terra e morrendo por nossos pecados, era um tema constante — nas lições, nos cânticos e nas perguntas que nos faziam. Falávamos sobre pecado, e eu cheguei a uma compreensão de minha própria pecaminosidade (particularmente para com meu irmão mais novo!). Por tudo o que me ensinaram sobre Jesus, eu não tinha dúvidas de que o Salvador amoroso, forte e bom, que morreu na cruz por mim, me perdoaria e me faria dele.

Então isso me leva de volta à mesa da cozinha. Quando meus pais compartilharam o evangelho comigo, percebi que já o tinha ouvido. Mais tarde, me questionei um pouco se a minha decisão de seguir Jesus quando tinha cinco anos foi “real”. Mas olhando para trás agora, está claro para mim que foi. Até hoje, eu acho que minha crença quase instintiva de que a Bíblia é completamente confiável e adequada para todas as situações em nossas vidas vem em parte da maneira que esse grupo de professores constantemente reafirmava a Palavra de Deus naquela classe. Eu também acho que a minha convicção de que Jesus é um Salvador real, forte e amoroso vem em parte do que eles nos ensinaram sobre ele.

Gostaria de poder deixar meus professores de muito tempo atrás saberem a diferença que seu serviço alegre, fiel e que exaltava Jesus fez em minha vida. Mas se isso não acontecer na terra, estou ansiosa para dar-lhes um grande abraço de cinco anos de idade no céu!

É por isso que trabalhamos tanto. É por isso que organizamos e recrutamos, é por isso que ensinamos e cantamos, e por isso que planejamos e oramos. Em sua misericórdia, Deus usará nossas palavras, nossas ações e nosso exemplo. Seremos uma demonstração viva e real de que Deus é real e de que o evangelho é verdadeiro. Por causa do grande amor com que ele nos ama, o Senhor converterá alguns de nossos filhos.

Confie no mestre construtor. Nos dias difíceis, lembre-se do que Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). Não tenha dúvidas disto: Deus levará as crianças à fé salvadora. Lembre-se, você está em parceria com o Criador do universo para realizar uma tarefa que ele já está comprometido em realizar. Busque conforto nisso, e siga em frente sabendo que Deus cumprirá todas as suas promessas em Cristo.


O trecho acima foi retirado com permissão do livro Ministério Infantil, Deepak Reju e Marty Machowski, Editora Fiel


Autor: Deepak Reju

Deepak Reju é pastor auxiliar na Capitol Hill Baptist Church em Washington, DC. Reju serve na área de aconselhamento e famílias.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Descanso para os viciados em trabalho

É no coração que encontramos as raízes dos problemas do trabalho excessivo. Cada vez mais, a escravidão ao trabalho é impulsionada a partir de dentro, e não de fora.