quarta-feira, 8 de dezembro
Home / Artigos / Por que um entendimento correto sobre a igreja é importante

Por que um entendimento correto sobre a igreja é importante

Ouvir Artigo

O que você diria que é uma igreja?

Quando não pensamos nessa questão com cuidado, corremos o risco de nos afastarmos dos doces benefícios que Deus deseja para nós por meio de sua família. Afinal, o seu entendimento do que a igreja é irá moldar sua vida e seu viver.

Por exemplo, pense na maneira pela qual, hoje, as pessoas falam sobre “entrar” em uma igreja, como se fosse um clube. Ou “ir à igreja”, como se fosse um prédio. Ou “gostar da igreja”, como se fosse um show. Que suposições estão em jogo quando falamos sobre igreja dessas maneiras? Além disso, como essas suposições moldam o modo pelo qual nos envolvemos com nossas igrejas? Eu diria que elas tornam mais fácil pensarmos sobre nossas igrejas por uma ou duas horas por semana e ignorá-las no restante do tempo.

“Mas espere”, ouvimos das Escrituras. “Uma igreja é, na verdade, uma assembleia e uma fraternidade da família de Deus, o corpo de Cristo e o templo do Espírito”. Portanto, se continuarmos a tratar nossas igrejas irrefletidamente como pouco mais do que clubes, prédios ou apresentações, perderemos o carregamento de apoio e bênçãos que Deus pretende estacionar em nossa garagem.

Este livro, Igreja É Essencial, tem como objetivo ajudá-lo a redescobrir a igreja, para que você entenda o que é uma igreja e, por conseguinte, descubra a riqueza de viver como irmão ou irmã na família de Deus, a alegria de viver como uma parte do corpo de Cristo unida a outras partes do corpo e o poder contracultural de viver como um tijolo no templo sagrado onde Deus habita na terra agora. Queremos que você experimente todos esses benefícios e bênçãos, tanto para o seu próprio bem quanto para o bem de seus amigos e vizinhos não cristãos.

Mais do que qualquer outra coisa, seus amigos não cristãos precisam não apenas de suas palavras do evangelho, mas também de uma comunidade do evangelho que testifique a veracidade dessas palavras do evangelho. Você quer que eles observem a vida de sua igreja e digam: “Deus realmente muda as pessoas. E ele realmente está construindo uma cidade justa e correta — aqui na igreja” (veja 1Co 14.25; Hb 11.10).

Pense: os líderes políticos americanos há muito se referem aos Estados Unidos como uma “cidade sobre o monte”. No entanto, parte da redescoberta da igreja é redescobrir que nossas igrejas deveriam ser essas cidades sobre o monte, quer vivamos nos Estados Unidos, quer em qualquer outra nação. Isso é o que todos nós — cristãos e não cristãos — mais precisamos em tempos tumultuados cultural e politicamente.

O céu não descerá à terra por meio de nenhuma nação hoje. E não desceu à terra em nenhuma nação desde que Deus vinculou sua presença ao Templo do antigo Israel.

Ainda assim, de modo surpreendente, notável e incrível, sua igreja, aquela que queremos que você redescubra, é o lugar onde a Bíblia diz que o céu começou a descer à terra:

  • Nela, o reino dos céus está próximo (Mt 4);
  • Nela, a vontade de Deus é feita na terra como no céu (Mt 6);
  • Nela, nós armazenamos os tesouros do céu (Mt 6);
  • Nela, ligamos e desligamos na terra o que é ligado e desligado no céu (Mt 16 e 18);
  • Somos o templo celestial (1Co 3; 1Pe 2).

O céu desce ao planeta Terra por meio de nossas igrejas reunidas. E, quando isso acontece, você oferece aos cidadãos de sua nação a esperança de uma nação melhor e, aos residentes de sua cidade, a esperança de uma cidade melhor e mais duradoura.

Não importa quais desafios você enfrente como americano ou cidadão de outro país, minoria ou maioria étnica, rico ou pobre, a sua esperança por uma sociedade justa e pacífica não deve repousar nos reinos deste mundo. Deve repousar no próprio Rei, que está estabelecendo seu reino celestial nos postos avançados que chamamos de igreja local.

Artigo adaptado do livro Igreja É Essencial, de Collin Hansen e Jonathan Leeman, publicado pela Editora Fiel.


Autor: Jonathan Leeman

Jonathan Leeman é graduado em Jornalismo, possui mestrado em Divindade pelo Southern Baptist Seminary (EUA) e Ph.D. em Eclesiologia. É diretor de comunicação do Ministério 9Marks.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Valorize a santidade do sexo

Ao tentarmos agarrar satisfação em todos os lugares, não a encontramos em lugar algum.