sábado, 27 de abril
descanso

Os territórios de guerra

O mundo como território de guerra

O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro A Arte da guerra para mulheres cristãs, de Renata Gandolfo, Editora Fiel.


Louva, Jerusalém, ao SENHOR; louva, Sião, ao teu Deus. Pois ele reforçou as trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti; estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e te farta com o melhor do trigo. (Salmo 147.12-14)

Conhecer os territórios da guerra é um dos pontos importantes das estratégias de guerra, saber os recursos que o espaço nos oferece e as dificuldades do território pode nos favorecer no confronto.

O Mundo

Guerra no território do inimigo

A Bíblia usa a palavra mundo de diversas formas, tanto em seu sentido físico (planeta terra) quanto social e espiritual (cidades e sociedades). Ela ensina que Deus criou o mundo:

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra. Atos 17.24

Deus criou um mundo onde tudo era bom:

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. Gênesis 1.31-2.1

Ovelha, quando Adão caiu, isso afetou o mundo fisicamente, socialmente e espiritualmente. O mundo continua pertencendo a Deus, embora esteja corrompido sob os poderes do maligno. A terra foi entregue à vaidade, e as sociedades dos homens ficaram corruptas – sistemas caídos dominados pelo maligno.

Toda a autoridade tanto nos céus como na terra foi dada a Cristo com a sua vinda, e o diabo foi subjugado. Embora o mundo pertença ao Senhor, ainda não chegou o dia de novos céus e nova terra. Enquanto esperamos por este dia, o mundo ainda é lugar de corrupção. Vivemos entre esta era caída e a nova era que Cristo conquistou na cruz.

O mundo é o nosso atual território da guerra

Ovelha, é guerra e estamos no território inimigo, mas nem por isso precisamos andar camufladas ou usar o uniforme do inimigo para não sermos reconhecidas, NÃO! Ao contrário disso, nós, que somos de Cristo, nos vestimos de santidade, e nossas vestes têm que ser destacadamente alvas, como a neve. Submetemo-nos ao poder da graça generosa de Deus que nos transforma de glória em glória para termos as vestes limpas. Nós somos do exército de Cristo, enviadas21 para fazermos a diferença neste mundo tenebroso, somos LUZ e SAL, somos a candeia acesa para iluminar e não para ficarmos escondidas reféns do medo ou da preguiça, porque o mundo não reconheceu a verdadeira luz que veio ao mundo, Jesus, o Salvador do Mundo!

O inimigo quis subjugar até nosso Senhor Jesus Cristo, quanto mais nós, ovelhas (tontas), não seremos enganadas e trapaceadas em território inimigo. Por isso, nos reunimos e congregamos com os santos, para recebermos as instruções do Senhor dos Exércitos e estarmos cada dia mais aptas para, em Cristo, vencermos esta guerra. Porque Deus nos ama, ama, ama, tanto e tão intensamente, que nos enviou seu Filho para nos dar a vida eterna e derrotar a morte que nos mantinha cativas.

Amada ovelha, não se engane com as coisas deste mundo, tudo aqui é passageiro; preocupe-se em amar e gastar sua vida com as coisas eternas, aquelas coisas que não vemos como vemos as coisas deste reino, lembre-se de que cobiçamos aquilo que idolatramos e nos tornamos parecidas com o que idolatramos. Para onde você está olhando?

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eterna- mente. 1 João 2.15-17

A sabedoria do mundo x a sabedoria de Deus

O sistema do mundo tem sua própria sabedoria em contraste com o conhecimento de Cristo, que é sabedoria de Deus, por isso precisamos estar saturadas do Pão da Vida, Cristo, o Verbo encarnado que é o Vencedor do mundo.

O Senhor nos capacita a vencermos o mundo pela fé e a suportarmos as tribulações que são passageiras. É, ovelha, tudo vai passar com exceção da Palavra de Deus! Não sejamos amigas deste mundo, nem conformadas a esta era. Esperemos pelo novo céu e nova terra, onde o príncipe deste mundo já terá sido julgado e expulso. Aleluia!

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 2 Pedro 3.13

E, finalmente, o Senhor reinará neste mundo por todos os séculos.

O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11.15


Autor: Renata Gandolfo

Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista Maranata, serve no editorial feminino online do Ministério Fiel. Renata participa, desde 2015, das Conferências de Treinamento em Aconselhamento Bíblico da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblico), é licenciada em Letras, pós graduanda em Aconselhamento Bíblico pelo CETEVAP e escreve regularmente na coluna Vida de Ovelha, do Voltemos Ao Evangelho.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Descanso para os viciados em trabalho

É no coração que encontramos as raízes dos problemas do trabalho excessivo. Cada vez mais, a escravidão ao trabalho é impulsionada a partir de dentro, e não de fora.